Vida Esportiva

Mancini volta à seleção italiana sob críticas e com missão de encerrar trauma dos Mundiais

Campeão da Euro de 2021 reassume a Azzurra após fracasso nas Eliminatórias para a Copa de 2026 e enfrenta resistência por saída em 2023

Agência O Globo - 29/07/2026
Mancini volta à seleção italiana sob críticas e com missão de encerrar trauma dos Mundiais
Roberto Mancini - Foto: Reprodução / Instagram

Roberto Mancini está de volta ao comando da seleção italiana. Campeão da Eurocopa de 2021, o treinador foi anunciado como novo técnico da Azzurra e terá a missão de reconstruir uma das maiores potências do futebol mundial, que vive a pior crise de sua história recente após ficar fora de três Copas do Mundo consecutivas.

Destaque do Paraguai na Copa,

A segunda passagem de Mancini, porém, começa longe da unanimidade. O treinador ainda convive com as críticas pela forma como deixou a seleção em 2023, quando pediu demissão poucos dias antes de compromissos oficiais para aceitar uma proposta milionária da Arábia Saudita. O episódio segue sendo lembrado por dirigentes, ex-jogadores e parte da torcida italiana.

Um dos principais críticos é o ex-treinador Fabio Capello, que condenou a decisão de Mancini.

— Não questiono a capacidade dele como treinador, mas o que fez foi muito grave . É difícil entender como alguém deixa a seleção nacional daquela forma para ganhar dinheiro na Arábia — afirmou o saudita Capello em entrevista à Gazzetta dello Sport.

A primeira passagem de Mancini pela Itália ficou marcada por extremos. Após assumir a equipe em 2018, ele liderou um processo de renovação que culminou na conquista da Eurocopa de 2021, em Wembley, contra a Inglaterra. Sob seu comando, a seleção distribuiu uma sequência histórica de 37 partidas de invencibilidade, registro que só foi superado recentemente pela Espanha.

A prestígio, no entanto, sofreu um duro golpe poucos meses depois. Em março de 2022, uma derrota para a Macedônia do Norte na repescagem eliminou a Itália da Copa do Mundo do Catar, repetindo o fracasso de 2018 e aprofundando a crise do futebol italiano.

Mesmo após a eliminação, a Federação Italiana manteve a confiança no treinador. A relação, porém, terminou em agosto de 2023, quando Mancini comunicou sua saída por e-mail antes de assumir a seleção da Arábia Saudita, movimento que gerou forte repercussão no país.

Apesar da resistência, a Federação Italiana acredita que Mancini é o nome ideal para liderar uma nova tripulação. O presidente da FIGC, Giovanni Malagò, afirmou que o projeto passa por acelerar a integração de jovens talentos, marca registrada da primeira passagem do treinador.

Entre 2018 e 2023, Mancini promoveu diversos jogadores antes mesmo de eles se consolidarem na Série A, como Nicolò Zaniolo e Sandro Tonali. A expectativa é repetir a estratégia para formar a base da equipe que disputará as Eliminatórias da Eurocopa de 2028 e, principalmente, da Copa do Mundo de 2030