Vida Esportiva
Aeroporto na Cidade do México sofre vazamento de esgoto e desabamento de teto às vésperas da Copa do Mundo
Incidente ocorreu na semana passada e levou ao fechamento de áreas de circulação, afetando milhares de passageiros
Às vésperas da Copa do Mundo na América do Norte, marcada para ocorrer entre 11 de junho e 19 de julho, o principal aeroporto da Cidade do México enfrentou sérios problemas estruturais. Parte do teto do Terminal 1 desabou e um vazamento de esgoto, proveniente dos banheiros, atingiu um dos andares do terminal.
Confusão e transtornos
O incidente ocorreu na última quarta-feira (29), por volta das 15h (horário local). Um vídeo divulgado pelo jornalista Enrique Muñoz em seu perfil na rede social X mostra o esgoto se espalhando pelo local, próximo à área onde o teto cedeu e a tubulação foi rompida. "Banheiros fechados, cortes de água, odores insuportáveis e relatos de esgoto no aeroporto mais importante do país. Não estamos falando de um terminal abandonado no meio do nada. Estamos falando da porta principal de entrada ao México, bem quando o país se gaba de ser sede mundialista", escreveu o jornalista ao publicar as imagens.
O problema ocorreu durante obras de manutenção e reforma, que visam preparar o aeroporto para o aumento do fluxo de passageiros com a realização da Copa do Mundo. Pela primeira vez, o Mundial será sediado simultaneamente por três países: México, Estados Unidos e Canadá.
Impactos e preocupações
Segundo informações do jornal inglês The Sun, o vazamento foi causado por um cano quebrado no andar superior. Para conter a situação, funcionários do aeroporto interromperam temporariamente o fornecimento de água em todos os banheiros da área afetada. As obras de renovação começaram há um ano, em maio de 2023, com um investimento de cerca de 9 bilhões de pesos mexicanos (mais de R$ 2,5 bilhões, na cotação atual).
De acordo com o jornal mexicano El Sur, de Acapulco, equipes trabalhavam intensamente nos dias seguintes para reparar os danos e reabrir as áreas interditadas. O fechamento afetou também outros banheiros, levando passageiros a enfrentarem longas filas em diferentes pontos do aeroporto.
Uma das principais preocupações da administração do Aeroporto Internacional da Cidade do México é concluir as obras antes do início do Mundial, já que o fluxo de passageiros, incluindo estrangeiros, deverá aumentar significativamente. A cidade receberá seu primeiro jogo da Copa do Mundo já no dia de abertura da competição, com a partida entre México e África do Sul no Estádio Azteca.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs