Vida Esportiva

Torcedor do Vasco atingido por bala de borracha teme perder a visão após clássico no Maracanã

Arthur Conceição, de 18 anos, relata confusão e ação 'truculenta' da Polícia Militar na saída do estádio

Agência O Globo - 04/05/2026
Torcedor do Vasco atingido por bala de borracha teme perder a visão após clássico no Maracanã

A comemoração de Arthur Conceição pelo empate do Vasco contra o Flamengo, no último domingo, pelo Brasileirão, transformou-se em um pesadelo. Ao deixar o Maracanã, o jovem de 18 anos foi atingido no olho direito por uma bala de borracha e agora corre o risco de perder a visão.

Estudante de nutrição na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Arthur relata que foi ferido por um policial durante uma ação da Polícia Militar (PMERJ) após a partida, enquanto saía do Setor Sul do estádio. Ele estava acompanhado de dois amigos, mas acabou se separando deles durante a confusão.

— Assim que chegamos à rua, havia muito cheiro de gás. Caminhamos com cuidado, pois havia muitas crianças e idosos. Nos aproximamos de um carro e vimos muita correria, com a cavalaria avançando. Um policial, aparentemente desnorteado, nos expulsou do abrigo. Fiquei bastante assustado — lembra Arthur. — Parei ao lado de um carrinho e, quando me virei para ver onde estavam os cavalos, fui atingido por um tiro de bala de borracha no olho. O sangue começou a jorrar imediatamente.

Segundo Arthur e outras pessoas ouvidas pelo GLOBO, a ação policial foi considerada truculenta e repentina, envolvendo o uso de cavalaria, spray de pimenta, bombas e balas de borracha.

O torcedor conseguiu atendimento inicial em uma ambulância, onde recebeu um curativo, mas não foi levado imediatamente a uma unidade de saúde. Mais tarde, Arthur chegou ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, e atualmente está internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul da cidade.

A bala de borracha causou danos ao globo ocular do jovem, além de fraturas no nariz e na região inferior do olho. O quadro é grave, requer cirurgia e, segundo Arthur, a recuperação da visão é considerada muito difícil. Apesar disso, ele mantém a esperança.

— Acredito que algum profissional faça um milagre — afirma o torcedor.

Procurada, a Polícia Militar não se pronunciou até a publicação desta reportagem.