Vida Esportiva

Fifa investiga Espanha por cânticos racistas em amistoso contra o Egito

Empate foi marcado por manifestações ofensivas vindas das arquibancadas do Estádio Cornellà-El Prat

Agência O Globo - 07/04/2026
Fifa investiga Espanha por cânticos racistas em amistoso contra o Egito

A Fifa abriu, nesta terça-feira, um processo disciplinar contra a Federação Espanhola de Futebol devido a incidentes registrados durante o amistoso entre Espanha e Egito, realizado em 31 de março, na última Data Fifa, conforme informou o jornal Marca. O empate sem gols ficou marcado por manifestações ofensivas vindas das arquibancadas do Estádio Cornellà-El Prat.

As ofensas começaram logo nos primeiros minutos da partida. Com apenas oito minutos de jogo, parte da torcida iniciou o cântico "Quem não pula é muçulmano". O coro rapidamente ganhou força e se espalhou pelo estádio.

De acordo com o protocolo antirracista da Fifa, a partida poderia ter sido interrompida. No entanto, o árbitro búlgaro Georgi Kabakov não tomou essa medida e também não recebeu solicitações dos jogadores para tal.

Uma mensagem alertando que tal conduta pode resultar em punição foi exibida no telão do estádio e compartilhada nas redes sociais da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), responsável pela seleção.

"A RFEF se soma à mensagem do nosso futebol contra o racismo e condena qualquer ato de violência nos estádios", publicou a entidade.

O atacante Lamine Yamal, um dos principais nomes da seleção espanhola, pronunciou-se publicamente sobre o episódio. No dia seguinte, utilizou suas redes sociais para condenar o ocorrido de forma direta.

"Sou muçulmano, graças a Deus. Sei que o cântico era direcionado ao adversário, mas, ainda assim, é desrespeitoso e intolerável", escreveu o jogador.