Vida Esportiva

Menino vascaíno que morreu atropelado treinava futebol na Botafogo Academy

Francisco Farias foi atropelado por um ônibus na Tijuca enquanto andava de bicicleta elétrica com a mãe

Agência O Globo - 31/03/2026
Menino vascaíno que morreu atropelado treinava futebol na Botafogo Academy
Menino vascaíno que morreu atropelado treinava futebol na Botafogo Academy - Foto: Reprodução / Instagram

Francisco Farias, de 9 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus nesta segunda-feira (10) na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O acidente também vitimou sua mãe, Emanoelle Farias. Apesar de torcedor do Vasco, Francisco treinava futebol na Unidade Montanha da Botafogo Academy, no Alto da Boa Vista. O clube lamentou a perda do aluno e solidarizou-se com a família.

“O Botafogo lamenta profundamente o trágico acidente envolvendo o pequeno Francisco Farias e sua mãe, Emanoelle Farias, que andavam de bicicleta elétrica e foram atropelados por um ônibus na última segunda-feira, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Francisco era aluno da Botafogo Academy e apaixonado por futebol. Neste momento de tristeza, o clube deseja forças aos familiares e amigos das vítimas”, publicou o clube em suas redes sociais.

O pai de Francisco, o influenciador e humorista Vinicius Cacofonias, que frequentemente compartilhava vídeos descontraídos ao lado do filho, agradeceu publicamente o apoio: “Obrigado. Chico amava jogar com vocês”, escreveu ele em resposta à homenagem do Botafogo.

Como foi o acidente

O acidente ocorreu na rua Conde de Bonfim, na Tijuca. Imagens de câmeras de segurança mostram Francisco e Emanoelle trafegando na faixa da esquerda de bicicleta elétrica, ao lado de um ônibus da linha 606. Um carro teria fechado a passagem dos dois e fugido após perceber o ocorrido.

Pedestres tentaram prestar socorro imediatamente. Emanoelle morreu no local e Francisco foi levado ao Hospital do Andaraí, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista do ônibus responderá por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A tragédia gerou indignação entre moradores, que pintaram cruzes no local do acidente e pediram a implantação de ciclovias na região.