Vida Esportiva

Campeã olímpica Lindsey Vonn sofre grave acidente no downhill e é resgatada de helicóptero

Despedida dramática: americana Breezy Johnson conquista o ouro enquanto Vonn se despede da modalidade após queda

Agência O Globo - 08/02/2026
Campeã olímpica Lindsey Vonn sofre grave acidente no downhill e é resgatada de helicóptero
Lindsey Vonn - Foto: Reprodução / Instagram

A prova feminina do downhill nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina foi marcada por um grave acidente envolvendo a campeã olímpica Lindsey Vonn, de 41 anos. A atleta sofreu uma queda séria na pista de Cortina e precisou ser resgatada de helicóptero.

Lindsey Vonn, campeã do downhill em Vancouver-2010 e detentora de duas medalhas de bronze (Vancouver-2010 e Pyeongchang-2018), é considerada uma lenda do esqui alpino. Ela já havia conquistado 12 títulos em Cortina, justamente na pista onde sofreu o acidente neste domingo.

O ouro ficou com a americana Breezy Johnson, atual campeã mundial, que completou o percurso em 1min36s10, apenas 0.04s à frente da alemã Emma Aicher (1min36s14), que ficou com a prata. A italiana Sofia Goggia garantiu o bronze, com o tempo de 1min36s69.

Lindsey foi a 13ª atleta a descer entre as 36 competidoras. Ela sofreu a queda em uma das primeiras lombadas do trajeto, após errar a curva e tocar uma das bandeiras com o ombro, o que provocou o desequilíbrio e a queda.

A esquiadora permaneceu caída na pista, apresentando sinais evidentes de dor, e recebeu atendimento imediato. O público aplaudiu de pé enquanto ela era imobilizada para o resgate. Esta prova marcaria sua despedida da modalidade. Cerca de 20 minutos após o acidente, a competição foi retomada.

Com histórico de múltiplas lesões, Lindsey Vonn havia acabado de se recuperar de outro acidente recente: ela rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante sua última prova da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em 30 de janeiro.