Vida Esportiva

Tricampeão olímpico Mark McMorris sofre queda grave em treino e deixa pista de maca na Itália

Snowboarder canadense bate a cabeça durante treino de Big Air em Livigno e recebe atendimento médico imediato

Agência O Globo - 06/02/2026
Tricampeão olímpico Mark McMorris sofre queda grave em treino e deixa pista de maca na Itália
Tricampeão olímpico Mark McMorris sofre queda grave em treino e deixa pista de maca na Itália - Foto: Reprodução

O tricampeão olímpico Mark McMorris, de 32 anos, foi retirado de maca da pista após sofrer uma queda durante o treino de Big Air, na noite desta quarta-feira (data local), em Livigno, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. O atleta canadense se preparava para a fase de qualificação, programada para esta quinta-feira.

Em comunicado oficial, o Comitê Olímpico Canadense confirmou o acidente, mas não divulgou detalhes sobre o estado de saúde do snowboarder.

— O snowboarder Mark McMorris sofreu um forte acidente esta noite durante um treino de Big Air. O pessoal do Comitê Olímpico Canadense está prestando todo o suporte necessário — informou a entidade.

Segundo a agência Associated Press (AP), McMorris sofreu uma aterrissagem desajeitada, girou fora do eixo e bateu com a cabeça na neve. Ele permaneceu imóvel por cerca de um minuto, mas estava consciente quando recebeu atendimento médico ainda na pista.

McMorris é tricampeão olímpico de bronze no slopestyle, tendo subido ao pódio nos Jogos de Sochi 2014, Pyeongchang 2018 e Pequim 2022. Sua carreira é marcada por superações, incluindo graves lesões.

Em 2017, o canadense sofreu um dos acidentes mais graves de sua trajetória ao colidir com uma árvore: fraturou a mandíbula, o braço esquerdo e a pélvis, rompeu o baço, quebrou costelas e lesionou os pulmões. O episódio chegou a colocar sua vida em risco, mas, após recuperação, ele retornou às competições e conquistou mais uma medalha olímpica em Pyeongchang, no ano seguinte.