Vida Esportiva
Dono da Fiorentina e do New York Cosmos, bilionário Rocco Commisso morre aos 76 anos
Empresário italiano, que se mudou para os Estados Unidos na infância, foi fundador da provedora de TV a cabo Mediacom
A Fiorentina, da Itália, anunciou neste sábado o falecimento do empresário Rocco Commisso, aos 76 anos. Dono do clube desde 2019, o bilionário também adquiriu o New York Cosmos, dos Estados Unidos, dois anos antes — equipe famosa entre os brasileiros por ter contado com Pelé em seu elenco. Commisso foi ainda fundador e diretor-executivo da Mediacom Communications Corporation, uma das maiores provedoras de TV a cabo dos Estados Unidos.
Em nota oficial, o clube italiano destacou: "Depois de um longo período de cuidados, nosso amado presidente nos deixou e hoje todos nós lamentamos a sua morte. Sentimos sua falta e sempre sentiremos sua falta." A causa da morte não foi divulgada.
O comunicado também ressaltou o amor de Commisso pelo futebol e sua dedicação à Fiorentina, especialmente durante o período mais difícil da pandemia de Covid-19, quando realizou grandes doações a hospitais de Florença por meio da campanha "Força e Coração". O centro de treinamento do clube, inaugurado em 2023, leva seu nome em homenagem.
Clubes de destaque no futebol mundial também manifestaram pesar. O Real Madrid lembrou que, sob a gestão de Commisso, a Fiorentina alcançou duas finais da Conference League e uma da Copa Itália. Juventus e Milan também expressaram condolências à família e ao clube.
A Mediacom, fundada por Commisso em 1995, classificou o empresário como "um dos empreendedores imigrantes italianos mais bem-sucedidos" nos Estados Unidos, país para o qual se mudou com a família aos 12 anos. Sua trajetória empresarial começou em uma fábrica da Pfizer, em Nova York. Nas décadas de 1980 e 1990, foi vice-presidente da Cabletelevision, que se tornou a oitava maior empresa de TV a cabo dos EUA, antes de fundar a Mediacom.
Trajetória e legado
Nascido na Calábria, Itália, Commisso formou-se pela Mount Saint Michael Academy, em 1967, e graduou-se em Engenharia Industrial pela Universidade de Columbia, onde permaneceu como apoiador do futebol universitário.
Em 2021, figurou na lista da Forbes de bilionários proprietários de clubes de futebol, com fortuna estimada em 7,4 bilhões de dólares (cerca de R$ 39,7 bilhões atualmente). Rocco Commisso deixa a esposa, Catherine, com quem foi casado por mais de 50 anos, e os filhos Giuseppe e Marisa.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026