Vida Esportiva

Copa do Brasil de 2026 terá duas vagas para a Libertadores

Entidade ainda avalia se a segunda vaga será para a fase de grupos ou para a pré-Libertadores

Agência O Globo - 11/12/2025
Copa do Brasil de 2026 terá duas vagas para a Libertadores
- Foto: Depositphotos

O futebol brasileiro passará por uma mudança significativa a partir da próxima temporada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira, que a Copa do Brasil de 2026 oferecerá duas vagas para a Libertadores. Além do campeão, o vice-campeão também garantirá presença na principal competição de clubes da América do Sul.

A decisão foi comunicada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Embora ainda não tenha detalhado como as vagas serão distribuídas, a entidade adiantou, segundo o Estadão, que o Brasileirão, atualmente responsável por classificar seis equipes à Libertadores, passará a oferecer apenas cinco vagas.

No formato vigente, o Brasileirão concede vaga na Libertadores para seis clubes — quatro diretamente para a fase de grupos e dois para a Pré-Libertadores —, enquanto a Copa do Brasil premia apenas o campeão com a classificação continental. A partir de 2026, essa dinâmica será alterada.

A CBF ainda avalia se a segunda vaga vinda da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores). Também está em análise o procedimento caso campeão e vice da Copa do Brasil já estejam classificados via Brasileirão.

Em 2025, a Copa do Brasil terá início na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A entrarão na disputa a partir da quinta fase, em abril. A final, em jogo único, está marcada para 6 de dezembro, encerrando a temporada nacional.

Foto: https://depositphotos.com/