Vida Esportiva

Título, vagas na Libertadores e na Sul-Americana: confira o desempenho dos cariocas no Brasileirão

Veja também a classificação de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco ao final das 38 rodadas

Agência O Globo - 07/12/2025
Título, vagas na Libertadores e na Sul-Americana: confira o desempenho dos cariocas no Brasileirão
Libertadores - Foto: Reprodução

Após mais de oito meses de disputas, a Série A do Brasileirão 2025 chegou ao fim neste domingo, encerrando as 38 rodadas da competição. Para os quatro clubes cariocas, a temporada foi marcada por conquistas expressivas, incluindo título nacional e vagas garantidas na Libertadores e na Sul-Americana de 2026. Confira o desempenho de cada equipe do Rio de Janeiro:

Flamengo – 1º lugar

O rubro-negro dominou o campeonato e conquistou o título com uma rodada de antecedência, ao vencer o Ceará por 1 a 0 no Maracanã, na última quarta-feira. Comandada por Filipe Luís, a equipe entrou em campo com um time alternativo na última rodada, contra o Mirassol, já que o elenco principal embarcou para o Catar para disputar a Copa Intercontinental de Clubes.

O Flamengo encerrou o Brasileirão com 79 pontos, somando 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas (aproveitamento de 69,3%). Foram 78 gols marcados, 27 sofridos e um saldo de 51 gols.

Fluminense – 5º lugar

A vitória sobre o Bahia por 2 a 0 neste domingo coroou a boa campanha do Fluminense. Com os três pontos, o time de Zubeldía chegou a 64 pontos e garantiu a quinta colocação na tabela. Como o Flamengo venceu a Libertadores, o tricolor ficou com a última vaga direta para a próxima edição do torneio continental. No total, foram 19 vitórias, sete empates e 12 derrotas (aproveitamento de 56,1%), com 50 gols marcados, 39 sofridos e saldo de 11 gols.

Agora, o Fluminense volta suas atenções para o clássico contra o Vasco, na próxima quinta-feira, em São Januário, pela semifinal da Copa do Brasil. Quem avançar enfrentará Corinthians ou Cruzeiro na decisão.

Botafogo – 6º lugar

O Botafogo fez valer o mando de campo e venceu o Fortaleza neste domingo, mas terminou na sexta posição, uma abaixo da zona de classificação direta para a Libertadores. Ainda assim, há esperança: o alvinegro pode herdar uma vaga, caso Fluminense ou Corinthians conquistem a Copa do Brasil e ampliem o G5 para G6.

O Botafogo fechou o Brasileirão com 63 pontos, conquistados em 17 vitórias, 12 empates e sete derrotas, atingindo aproveitamento de 55,3%. O time marcou 58 gols, sofreu 38 e fechou com saldo de 20 gols.

Vasco – 14º lugar

Em um ano de altos e baixos, o Vasco encerrou o campeonato na 14ª colocação, fora da zona de classificação para a Sul-Americana. A derrota por 5 a 0 para o Atlético-MG frustrou a torcida, já que um empate garantiria a vaga continental.

No entanto, com a Copa do Brasil em andamento, o cruz-maltino ainda pode disputar a Sul-Americana, já que rivais como Fluminense, Corinthians e Cruzeiro estão acima na tabela, liberando vagas para outras equipes. Em caso de título na Copa do Brasil, o time comandado por Fernando Diniz assegura vaga na Libertadores.

No Brasileirão, o Vasco somou 45 pontos, com 13 vitórias, seis empates e 15 derrotas (aproveitamento de 39,5%). Foram 55 gols marcados, 60 sofridos e saldo negativo de cinco gols.