Vida Esportiva
México enfrenta África do Sul na abertura da Copa de 2026 no Estádio Azteca
Sorteio define primeiro duelo do Grupo A; partida, reedição de 2010, será em 11 de junho na Cidade do México
Cabeça de chave do Grupo A, o México fará sua estreia na Copa do Mundo de 2026 contra a África do Sul, no jogo de abertura marcado para 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México. O confronto dará início à primeira edição do Mundial com 48 seleções e três países-sede — México, Estados Unidos e Canadá — e foi definido após sorteio realizado nesta sexta-feira, em Washington.
O duelo traz uma coincidência histórica: México e África do Sul também inauguraram a Copa do Mundo de 2010, sediada em território sul-africano, quando empataram por 1 a 1. Naquele jogo, os gols foram anotados por Rafa Márquez e Tshabalala.
Os 12 grupos do Mundial foram conhecidos durante evento da Fifa no Kennedy Center, mas a tabela completa, com horários e estádios, será divulgada apenas no sábado (6). A cerimônia contou com a presença de estrelas da NBA, NFL, MLB e NHL, evidenciando o peso midiático do torneio na América do Norte.
Antes mesmo do sorteio, algumas regras já estavam estabelecidas: os três anfitriões ocupam posições fixas — México no Grupo A, Canadá no B e Estados Unidos no D. Além disso, a Fifa mantém a limitação de até duas seleções da mesma confederação por grupo, com exceção da Uefa.
Estádio Azteca faz história
O Estádio Azteca escreverá um capítulo inédito em 11 de junho de 2026: será o primeiro estádio do mundo a receber partidas de três edições diferentes da Copa do Mundo. Palco do jogo inaugural, o gigante da Cidade do México reforça seu legado como um dos templos máximos do futebol mundial, reunindo cenas emblemáticas do esporte.
Inaugurado em 1966, o Azteca já sediou as Copas de 1970 e 1986, recebendo tanto aberturas quanto finais. Foi ali que Pelé liderou o Brasil ao tricampeonato e Maradona eternizou a “mão de Deus” e o “gol do século”, consolidando o estádio como símbolo global do futebol. Até hoje, o local já foi palco de 19 partidas de Copa, além de jogos olímpicos e dos tradicionais América e Cruz Azul.
Mais do que histórico, o Azteca é um verdadeiro templo cultural do futebol. Em seus gramados, mais de 107 mil pessoas viram o Brasil vencer a Itália em 1970, e 114 mil acompanharam a Argentina de Maradona conquistar o título em 1986. Cada edição marcou o estádio como cenário de redefinições estéticas e narrativas do esporte.
Em 2026, o Azteca volta ao protagonismo em um Mundial expandido. Além da partida inaugural, o estádio receberá outros dois jogos da fase de grupos — incluindo o terceiro compromisso do México, em 24 de junho — e mais dois confrontos eliminatórios: um da fase 32-avos, em 30 de junho, e outro das oitavas de final, em 5 de julho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados