Vida Esportiva

Após quase 20 anos, LeBron sacrifica recorde de 1.297 jogos para garantir vitória dos Lakers

James preferiu assistir Hachimura selar triunfo sobre o Raptors em vez de buscar os dois dígitos em pontos

Agência O Globo - 05/12/2025
Após quase 20 anos, LeBron sacrifica recorde de 1.297 jogos para garantir vitória dos Lakers

A maior sequência de pontuações de dois dígitos da história da NBA chegou ao fim por escolha do próprio LeBron James. Na quinta-feira, em Toronto, o astro do Los Angeles Lakers optou por não estender a marca de 1.297 jogos consecutivos com pelo menos 10 pontos, priorizando a jogada que assegurou a vitória sobre o Raptors por 123 a 120. Em vez de forçar um arremesso para manter o recorde, LeBron encontrou Rui Hachimura, que converteu a bola de três no estouro do cronômetro.

— Nenhum arrependimento. Nós vencemos — resumiu James, que terminou a partida com apenas oito pontos.

A sequência histórica, iniciada em 6 de janeiro de 2007, atravessou quase duas décadas e superou marcas de lendas como Michael Jordan (866 jogos), Kareem Abdul-Jabbar (787) e Karl Malone (575). LeBron estava ciente do que estava em jogo, mas manteve a filosofia que repete desde o início da carreira:

— É só jogar da maneira certa. Esse sempre foi meu lema.

O veterano retornou ao jogo faltando pouco mais de cinco minutos para o fim, ainda com chance de manter a série. Chegou a empatar a partida a 1min46 do fim, mas errou o arremesso seguinte e não tentou outra vez. O técnico JJ Redick confirmou que James estava plenamente consciente da pontuação naquele momento:

— Os deuses do basquete tendem a recompensar quem faz a jogada certa.

A última vez em que LeBron havia ficado abaixo de 10 pontos em uma partida de temporada regular foi há 18 anos — em 5 de janeiro de 2007, ainda pelo Cleveland Cavaliers. Desde então, a consistência acompanhou o astro mesmo nos piores dias. Incluindo playoffs, sua sequência se encerra agora em 865 jogos consecutivos.

Para o companheiro Austin Reaves, a escolha de LeBron sintetiza sua trajetória:

— É preciso tirar o chapéu para um cara que só se importa em vencer e fazer a jogada certa.