Vida Esportiva
Fluminense aposta em estrangeiros para garantir vaga direta na Libertadores contra o Bahia
Gols de Soteldo inspiram Zubeldía a confiar no fim da seca de Everaldo, que não marca há quatro meses
O Fluminense vive uma fase decisiva impulsionado pelo bom desempenho de seus jogadores estrangeiros, responsáveis por oito dos últimos 11 gols da equipe e por uma sequência de seis jogos sem derrotas — quatro vitórias e dois empates — na reta final do Campeonato Brasileiro. Exceto na goleada por 6 a 0 sobre o São Paulo, com três gols brasileiros, as demais vitórias recentes tiveram como protagonistas o colombiano Serna, o argentino Lucho Acosta e o venezuelano Soteldo. Na goleada, o uruguaio Canobbio brilhou com dois gols.
O protagonismo desses atletas será fundamental no confronto direto com o Bahia, neste domingo, às 16h, no Maracanã. O duelo define quem garante vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.
Lucho Acosta, meia-atacante argentino de 1,61m, rapidamente conquistou a torcida tricolor desde sua chegada no meio da temporada. Em 20 jogos, soma três gols, três assistências e diversas oportunidades criadas.
O principal artilheiro do Fluminense em 2024 é Germán Cano, também argentino, com 20 gols em 56 partidas. No entanto, Cano está afastado desde 29 de outubro, quando lesionou o joelho direito na vitória sobre o Ceará. Ele já retornou aos treinos, visando as semifinais da Copa do Brasil contra o Vasco, marcadas para 11 e 14 de dezembro.
Canobbio, que participou de todas as 14 partidas sob o comando do técnico Luis Zubeldía, ficou de fora do último jogo por suspensão. Em sua ausência, Soteldo assumiu a responsabilidade e marcou os dois gols da vitória sobre o Grêmio, fora de casa, na última terça-feira, pela 37ª rodada. O venezuelano encerrou uma seca de mais de um ano sem marcar e retorna para o decisivo duelo com o Bahia.
Camisa 9 contestado
A recuperação de Soteldo serve de inspiração para o técnico Zubeldía acreditar também em uma volta por cima de Everaldo, atacante criticado pelas chances desperdiçadas. O camisa 9 não marca desde a vitória sobre o Grêmio, em 2 de agosto, pela 18ª rodada, acumulando 18 jogos sem balançar as redes.
Apesar disso, Zubeldía destaca a importância de Everaldo para o time: "O futebol te dá essa possibilidade de reverter situações", afirmou o treinador em coletiva.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados