Vida Esportiva
Inter de Messi goleia New York City e vai à primeira final da MLS
Decisão histórica está marcada para 6 de dezembro
Em uma noite inspirada diante de sua torcida, o Inter Miami goleou o New York City FC por 5 a 1 neste sábado (29), em Nova York, e garantiu vaga na primeira final da MLS de sua história.
Tadeo Allende foi o grande nome da classificação ao marcar três gols. Seus compatriotas Mateo Silvetti e o venezuelano Telasco Segovia completaram a goleada.
Messi, autor da assistência para o gol de Silvetti, terá agora a chance de disputar seu primeiro título da liga norte-americana na final marcada para 6 de dezembro, no estádio do próprio Inter.
O adversário será o vencedor do duelo entre o San Diego FC, de Hirving “Chucky” Lozano, e o Vancouver Whitecaps, de Thomas Müller.
A vitória também garantiu ao Inter seu primeiro título da Conferência Leste, comemorado diante dos quase 22 mil torcedores em Fort Lauderdale e de convidados especiais — entre eles o número 1 do tênis mundial, o espanhol Carlos Alcaraz, que vibrou com cada gol sentado atrás do banco de Javier Mascherano.
Após a partida, Alcaraz entregou o troféu de campeão da conferência ao capitão, Lionel Messi.
— Hoje o clube é campeão da conferência, o que não é pouca coisa, mas o objetivo maior é o próximo sábado — destacou Mascherano. “É o jogo que sonhamos desde o início da temporada: uma final em casa, com a nossa gente.”
Em sua sexta temporada na MLS, o Inter está perto de cumprir a promessa de se tornar uma potência no futebol norte-americano, projeto impulsionado pela chegada de Messi em 2023.
— Temos uma ideia clara de fazer história com este clube (…) Eu vim para vencer títulos — afirmou o argentino Rodrigo De Paul, último reforço do projeto após sua saída do Atlético de Madrid.
O show de Allende
Na curta história do clube, que tem David Beckham como coproprietário, o Inter já havia conquistado a Leagues Cup em 2023, liderado por Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba.
Após bater na trave na final da Copa das Ligas deste ano, o time reencontrou sua melhor forma nas últimas semanas, somando 30 gols nos últimos oito jogos desde outubro.
Messi, principal responsável por essa arrancada, cedeu o protagonismo nesta noite a seus companheiros — especialmente a Allende.
Emprestado pelo Celta de Vigo, o atacante argentino se tornou o artilheiro da equipe nos playoffs, com gols em cinco partidas, assumindo o papel que antes pertencia a Luis Suárez, novamente deixado no banco por Mascherano.
O primeiro gol do hat-trick saiu aos 14 minutos, após receber um lançamento de Busquets ainda no campo de defesa e finalizar com força. O segundo veio aos 23, em jogada rápida iniciada pelo próprio Busquets, que cobrou uma falta antes que a defesa do NYCFC se organizasse. Alba recebeu pela esquerda e cruzou para Allende cabecear no ângulo.
Busquets e Alba buscam último título
O Chase Stadium chegou a ficar apreensivo quando Justin Haak descontou de cabeça para o New York aos 37. A equipe visitante, que já havia surpreendido na semana anterior ao eliminar o Philadelphia Union, voltou a ameaçar no início do segundo tempo.
Aos 66, o goleiro argentino Rocco Ríos Novo evitou o empate em finalização de Julián Fernández. Um minuto depois, Mateo Silvetti ampliou após assistência de Messi dentro da área.
O estádio explodiu de vez quando Segovia (aos 83 minutos) marcou o quarto gol, finalizando com categoria após um lindo toque de calcanhar de Alba. Allende fechou o placar aos 89, em contra-ataque fulminante.
Com a vitória, Alba e Busquets poderão disputar o último título de suas carreiras no próximo sábado — uma chance de encerrar suas trajetórias com mais um troféu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados