Vida Esportiva

Seleção Brasileira Sub-17 encerra Mundial em quarto lugar após derrota nos pênaltis para a Itália

Equipe jogou com um a menos durante quase todo o confronto; disputa de pênaltis terminou 4 a 2 para os italianos

Agência O Globo - 28/11/2025
Seleção Brasileira Sub-17 encerra Mundial em quarto lugar após derrota nos pênaltis para a Itália
Seleção Brasileira Sub-17 encerra Mundial em quarto lugar após derrota nos pênaltis para a Itália

A Seleção Brasileira Sub-17 encerrou sua participação na Copa do Mundo com o quarto lugar, após empatar sem gols com a Itália e ser superada nos pênaltis por 4 a 2, nesta quinta-feira, no complexo esportivo Aspire Zone, em Doha, no Catar.

O técnico Carlos Eduardo Patetuci enfrentou dificuldades logo no início do duelo, já que o zagueiro Vitor Fernandes foi expulso aos 12 minutos do primeiro tempo, alterando o ritmo da partida. Mesmo em desvantagem numérica, o Brasil conseguiu criar algumas oportunidades. Aos 16 minutos do segundo tempo, Felipe Morais chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. A equipe brasileira não conseguiu superar o goleiro italiano Longoni nas demais tentativas.

Na disputa por pênaltis, João Pedro defendeu a cobrança de Andre Luongo, mas Longoni garantiu a vitória da Itália ao defender os chutes de Luis Pacheco e Luís Eduardo. Dell e Tiago converteram para o Brasil.

Apesar do resultado, a Seleção Brasileira Sub-17 terminou a competição de forma invicta. Em oito jogos, foram três vitórias e cinco empates, com 15 gols marcados e apenas três sofridos.

Campanha do Brasil na Copa do Mundo Sub-17

Fase de Grupos: O Brasil estreou com goleada sobre Honduras (7 a 0), venceu a Indonésia por 4 a 0 e empatou com Zâmbia por 1 a 1, garantindo a liderança do Grupo H.

Mata-mata: Nas oitavas de final, após empate sem gols com o Paraguai, o Brasil avançou nos pênaltis por 5 a 4. Contra a França, novo empate (1 a 1) e vitória brasileira nas penalidades por 4 a 3. Nas quartas de final, a equipe venceu Marrocos por 2 a 1, com gol decisivo de Dell nos acréscimos. Na semifinal, empate sem gols diante de Portugal e derrota nos pênaltis por 6 a 5. Na disputa pelo terceiro lugar, novo empate (0 a 0) e revés para a Itália nos pênaltis.

Portugal sagrou-se campeão do torneio ao vencer a Áustria por 1 a 0, com gol de Anísio Cabral.