Vida Esportiva
Athletico-PR, Chapecoense e Remo garantem acesso à Série A; Coritiba conquista o tricampeonato da Série B
Quarteto assegura vaga na elite do futebol nacional em 2026
Athletico-PR, Chapecoense e Remo cumpriram a principal missão na Série B e disputarão a primeira divisão do futebol brasileiro em 2026. Em uma última rodada marcada por oito jogos simultâneos, o Coritiba, que já havia garantido o acesso, confirmou também o título – seu terceiro, isolando-se como maior campeão da história da competição. Este é o quarteto que estará na próxima Série A.
A conquista do Coxa foi assegurada com a vitória por 2 a 1 sobre o Amazonas, fora de casa. Sebastián Gómez e Iury Castilho marcaram para o time paranaense no primeiro tempo, enquanto Luan Silva descontou para o time da casa na etapa final. Assim, o Coritiba encerrou a campanha com 68 pontos e ainda impediu que seu maior rival ameaçasse a conquista do título.
Mesmo assim, a Arena da Baixada foi palco de festa, com a vitória do Athletico-PR sobre o América-MG por 1 a 0. João Cruz marcou o gol decisivo na reta final do primeiro tempo, garantindo o retorno do Furacão à elite apenas um ano após o rebaixamento. Com forte reação na reta final, o clube terminou a Série B como vice-campeão, somando 65 pontos.
Juntando-se à dupla paranaense, a Chapecoense também assegurou vaga com uma vitória simples diante do Atlético-GO, por 1 a 0. Walter Clar converteu pênalti nos acréscimos do primeiro tempo e garantiu a terceira colocação para a equipe catarinense, com 62 pontos.
A mesma pontuação foi alcançada pelo Remo, que fechou o G4 e protagonizou uma das grandes histórias desta edição. O clube paraense retorna à Série A pela primeira vez desde 1994. Jogando em casa, no Mangueirão, o Remo venceu o Goiás por 3 a 1, de virada. Willean Lepo abriu o placar para os visitantes, mas Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes) garantiram a virada e a vaga histórica.
Com a derrota, o Goiás ficou com 61 pontos e acabou deixando o G4, ultrapassado por Chapecoense e Remo. O mesmo ocorreu com o Criciúma, que, após perder um jogador, foi derrotado pelo Cuiabá por 1 a 0 – gol de David Miguel.
Ferroviária é rebaixada
Paysandu, Volta Redonda e Amazonas já estavam rebaixados para a Série C, restando apenas uma vaga do Z4 indefinida entre três clubes. A Ferroviária acabou amargando o descenso ao perder para o Operário por 2 a 1, de virada, terminando em 17º lugar, com 40 pontos.
Entre os ameaçados, o Athletic venceu o Paysandu por 2 a 1, enquanto o Botafogo-SP empatou sem gols com o Avaí.
A última rodada da Série B começou no meio da semana, com jogos entre equipes que já não disputavam mais o acesso ou o rebaixamento. Na quarta-feira (19), Vila Nova e Volta Redonda empataram por 2 a 2. Já no sábado, o Novorizontino venceu o CRB por 3 a 0.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados