Vida Esportiva
Aproveitamento da seleção brasileira com Ancelotti repete índice da era Dorival Júnior
Com empate diante da Tunísia, Brasil fecha o ano com seis vitórias e desempenho semelhante ao do antecessor
A seleção brasileira encerrou 2025 mostrando evolução nas ideias de jogo e na definição do elenco para a Copa do Mundo. No entanto, ao analisar os números, o desempenho de Carlo Ancelotti à frente da equipe não supera o do trabalho anterior.
Com o empate em 1 a 1 diante da Tunísia, o técnico italiano fecha o ano com um aproveitamento idêntico ao de Dorival Júnior. Sob o comando de Ancelotti, a equipe obteve 58,33% de aproveitamento em oito jogos — foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas —, mesmo percentual registrado nos 16 jogos com Dorival (sete vitórias, sete empates e duas derrotas).
O dado chama ainda mais atenção quando comparados apenas os oito primeiros jogos de Dorival Júnior na seleção: foram três vitórias e cinco empates, também com 58,3% de aproveitamento.
Desempenho dos treinadores no ciclo para 2026:
Carlo Ancelotti: 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas (58,3%)
Dorival Júnior: 7 vitórias, 7 empates e 2 derrotas (58,3%)
Dorival Júnior (primeiros 8 jogos): 3 vitórias e 5 empates (58,3%)
A seleção também foi comandada por Fernando Diniz e Ramon Menezes neste ciclo. Com Diniz, o aproveitamento foi de 38,8%, índice superior apenas ao do interino Ramon Menezes, que registrou 33,3%.
Aproveitamento dos treinadores da seleção brasileira no ciclo para 2026:
Carlo Ancelotti: 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas (58,3%)
Dorival Júnior: 7 vitórias, 7 empates e 2 derrotas (58,3%)
Fernando Diniz: 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas (38,8%)
Ramon Menezes: 1 vitória e 2 derrotas (33,3%)
Considerando o desempenho anual, 2025 terminou com um índice inferior ao de 2024: foram 56,6% contra 59,5%. Em 2023, o Brasil conquistou apenas 37,04% dos pontos disputados.
Aproveitamento da seleção brasileira por ano no ciclo para 2026:
2025: 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas (56,6%)
2024: 6 vitórias, 7 empates e 1 derrota (59,5%)
2023: 3 vitórias, 1 empate e 5 derrotas (37,04%)
A seleção brasileira volta a campo apenas em 2026, faltando três meses para a Copa do Mundo. Em março, o Brasil enfrentará França e Croácia em amistosos nos Estados Unidos. Em seguida, Ancelotti fará a convocação final para o Mundial.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados