Vida Esportiva
Robinho é transferido para nova unidade prisional após deixar 'presídio dos famosos', em Tremembé
Defesa do ex-jogador tem pedido acatado para que ele cumpra pena no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior paulista
O ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália, foi transferido da Penitenciária II de Tremembé para o Centro de Ressocialização de Limeira, no interior de São Paulo. A transferência ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), atendendo a um pedido da defesa. Os detalhes da decisão judicial não foram divulgados. As duas unidades prisionais ficam a cerca de 280 km de distância. A informação foi publicada inicialmente pelo UOL e confirmada pelo EXTRA.
A transferência acontece menos de um mês após Robinho relatar ao Conselho da Comunidade de Taubaté, entidade sem fins lucrativos, que não recebeu tratamento diferenciado enquanto esteve detido em Tremembé. Preso desde março de 2024, o ex-atleta conseguiu abater 69 dias da pena ao participar de atividades educacionais, como leituras e aulas.
A mudança de unidade prisional ocorre poucos dias após a Procuradoria-Geral da República se manifestar contrária ao pedido de liberdade apresentado pela defesa, que argumenta que o tempo de cumprimento da pena no Brasil seria superior ao estipulado pela Justiça italiana. O pedido de habeas corpus segue pendente de análise no Supremo Tribunal Federal (STF). A Penitenciária II de Tremembé é conhecida por abrigar detentos de grande notoriedade, como Alexandre Nardoni, Suzane von Richthofen, Roger Abdelmassih e Edinho, filho de Pelé.
A condenação de Robinho foi confirmada em janeiro de 2022, quando ele já havia retornado ao Brasil. Como a legislação brasileira impede a extradição de nacionais, a Itália recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em março de 2024, homologou a sentença estrangeira, determinando que o ex-jogador cumpra a pena em território nacional.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão