Vida Esportiva

Sinner supera De Minaur e garante vaga na final do ATP Finals em Turim, sua décima decisão no ano

Italiano mantém invencibilidade, domina australiano em sets diretos e segue sem perder o serviço no torneio

Agência O Globo - 15/11/2025
Sinner supera De Minaur e garante vaga na final do ATP Finals em Turim, sua décima decisão no ano
Jannik Sinner - Foto: Reprodução / Instagram

O italiano Jannik Sinner , vice-líder do ranking mundial, confirmou o favoritismo ao vencer o australiano Alex de Minaur, sétimo classificado no ranking da ATP, na semifinal do ATP Finals, realizada na manhã deste sábado, em Turim. Em uma partida de alto nível, sobretudo no primeiro set, Sinner mostrou maior eficiência, manteve a agressividade no saque e fechou o confronto por 2 sets a 0 (7/5 e 6/2), em 1h52. Atual campeão do torneio, o italiano segue sem perder sets nem ter seu serviço quebrado na competição.

Como resultado, Sinner amplia sua hegemonia diante de De Minaur: são 13 vitórias em 13 confrontos, sendo quatro apenas nesta temporada – no Australian Open, em Pequim, em Viena e agora em Turim. O australiano soma apenas dois sets vencidos nesses duelos.

O italiano aguarda agora o adversário da decisão, que será disputado neste domingo e marcará o encerramento de sua temporada. A segunda semifinal acontece ainda neste sábado, por volta das 16h30 (horário de Brasília), entre o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking, e o canadense Felix Aliassime, oitavo do mundo. No Brasil, a transmissão será feita pela ESPN e pelo streaming Disney+, exclusivo para assinantes premium.

Será o oitavo confronto entre Alcaraz e Aliassime. O canadense levou a melhor nos três primeiros encontros, entre 2021 e 2022, enquanto o espanhol venceu as quatro últimas partidas, entre 2023 e o ano passado.

No duelo desta manhã, o primeiro set foi marcado pelo equilíbrio, com intensas trocas de bola e muita velocidade. A torcida italiana manteve-se contida até o momento decisivo: Sinner conquistou a quebra de saque após oito break points e fez 6 a 5. Em seguida, sacou com tranquilidade e fechou a parcial em 7/5, após 1h06 de jogo.

No segundo set, Sinner cortes o saque do australiano logo no início, abrindo vantagem de 2 a 0. Demonstrando superioridade, reverteu um placar adverso de 15/40 e conseguiu nova quebra, chegando a 3 a 0. Incentivado por uma torcida já mais animada, o italiano manteve o ritmo e avançou com agressividade. De Minaur ainda confirmou o serviço e evitou um 'pneu', mas Sinner, com 75% de aproveitamento no primeiro saque, fechado o jogo em 2/6.

Com a vitória, Sinner chega à décima final da temporada , acumulando títulos do Australian Open, Wimbledon, Pequim, Viena e Masters 1000 de Paris, além dos vices em Roma, Roland Garros, Cincinnati e US Open. Aos 24 anos, o tenista soma 23 títulos da ATP e alcança a 33ª final de sua carreira.