Vida Esportiva

Sky Brown e Mizuho Hasegawa brilham na estreia do skate park feminino no STU Rio

Britânica e japonesa se destacam na primeira fase e avançam às semifinais com as melhores notas

Agência O Globo - 15/11/2025
Sky Brown e Mizuho Hasegawa brilham na estreia do skate park feminino no STU Rio
- Foto: Reprodução / Instagram

Entre as skatistas internacionais do Pro Tour STU Rio, a britânica Sky Brown é uma das mais conhecidas e queridas pelo público brasileiro. Talvez por isso tenha parecido estar em casa na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, durante sua estreia na etapa carioca da competição, nesta sexta-feira. Mostrando-se confortável com a pista e embalada pela energia da arquibancada, Sky fez uma excelente apresentação, alcançando a segunda maior nota da primeira fase do park feminino (83,46), confirmando seu favoritismo ao título. Dona de um título mundial e dois bronzes olímpicos, ela está entre as 12 classificadas para as semifinais, que acontecem na tarde deste sábado.

A melhor pontuação entre as 16 competidoras ficou com outra jovem promessa: a japonesa Mizuho Hasegawa, de 15 anos, já campeã mundial de skate park e vice-campeã global de vert. Mizuho impressionou com voltas espetaculares, destacando-se com um aplaudido "alley oop" — manobra em que a atleta se desloca do raso para o fundo da pista, saltando e segurando o skate no ar — e somou 85,68 pontos.

O Brasil também garantiu presença entre as melhores: Raicca Ventura conquistou a terceira maior nota da categoria, com 82,50 pontos na mesma bateria de Sky, e avançou para as semifinais. A paulista de 18 anos encerrou sua participação com um 360° que levantou o público, "voando" sobre a pista. No currículo, Raicca acumula um título mundial e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

Fórmula da disputa

Na primeira fase do park feminino, as 16 atletas foram divididas em quatro baterias. Cada competidora realizou três voltas de 45 segundos, valendo apenas a melhor nota para a classificação final. As três primeiras colocadas de cada bateria avançaram para a próxima etapa. Dora Varella e Isadora Pacheco também garantiram boas apresentações e, junto com Raicca, seguem representando o Brasil nas semifinais.