Vida Esportiva

Goleiro argentino marca gol histórico pelo Cerro Largo

Gino Santilli, emprestado ao Cerro Largo, foi titular contra o Vitória na Sul-Americana e surpreende ao balançar a rede adversária

Agência O Globo - 08/11/2025
Goleiro argentino marca gol histórico pelo Cerro Largo
- Foto: Reprodução / Instagram

A noite desta sexta-feira entrou para a história no Estádio Arquiteto Antonio Eleuterio Ubilla, em Melo, a 390 quilômetros de Montevidéu. Pelo Campeonato Uruguaio, o Cerro Largo recebeu o Liverpool Montevideo e, além da vitória, viveu um momento raro: o goleiro argentino Gino Santilli marcou um gol ao chutar da própria área e surpreender o adversário.

Aos 48 minutos de jogo (3 do segundo tempo), Santilli, de 24 anos, arriscou um lançamento longo que atravessou todo o campo de defesa e a intermediária rival. A bola ainda quicou na entrada da área defendida por Sebastian Lentinelly, tirando o goleiro uruguaio da jogada e resultando no segundo gol do Cerro Largo, que confirmou o placar de 2 a 0.

Debaixo de chuva intensa, os jogadores do Cerro Largo correram para comemorar com Santilli, e o clube compartilhou fotos do momento nas redes sociais. "Loucura total. Os evita e também os converte", destacou a legenda da publicação. Em entrevista ao jornal Marca, o goleiro confessou que não percebeu o gol imediatamente: "Só soube quando meus companheiros correram em minha direção".

— Estou muito feliz. Apesar de ser goleiro e adorar minha posição, sempre gostei de jogar como atacante nos treinos ou em partidas informais com meus companheiros. Sempre brinquei sobre a ideia de marcar um gol algum dia. Sonhava em fazê-lo de cabeça e veja só, aconteceu — contou Gino Santilli, emprestado pelo Benfield-ARG. — Um milhão de coisas passaram pela minha cabeça.

Segundo Santilli, as condições climáticas influenciaram o lance. "O campo estava traiçoeiro por causa da chuva e do vento. No primeiro tempo joguei contra o vento, mas no segundo tempo, aproveitei o vento a favor para chutar forte e tentar um ataque rápido", explicou.

Com retorno ao Benfield previsto para dezembro, Santilli revelou o desejo de atuar em uma liga mais competitiva, como a europeia, mas afirmou que seu maior sonho é defender a seleção argentina.

Nesta temporada, o Cerro Largo enfrentou o Vitória na fase de grupos da Sul-Americana, com Santilli como titular nos dois confrontos realizados em abril e maio.