Vida Esportiva

Luisa Stefani chega à final do WTA Finals e pode igualar feito histórico de Guga

Brasileira busca o quinto título da temporada ao lado da húngara Timea Babos

Agência O Globo - 08/11/2025
Luisa Stefani chega à final do WTA Finals e pode igualar feito histórico de Guga
- Foto: Reprodução / Instagram

Luisa Stefani, medalhista olímpica de bronze ao lado de Laura Pigossi em Tóquio-2020, conquistou mais um marco inédito para o tênis brasileiro. Aos 28 anos, tornou-se a primeira atleta do país a alcançar a decisão do WTA Finals — torneio que reúne as oito melhores duplas femininas da temporada —, disputado em Riad, na Arábia Saudita. Ao lado da húngara Timea Babos, Stefani faz hoje sua 22ª final de carreira, a mais importante até aqui, diante das belgas Veronika Kudermetova e Elise Mertens. O duelo está previsto para começar não antes das 10h (horário de Brasília), com transmissão pela ESPN e Disney+.

Na campanha até a final, Luisa e Babos somaram três vitórias — duas na fase de grupos e uma na semifinal — e sofreram apenas uma derrota, para a tcheca Katerina Siniakova e a americana Taylor Townsend, por 2 sets a 1, com 10/6 no supertiebreak.

“Estou muito animada por ter passado para a final. Foi um jogo duro na semifinal, bem equilibrado, mas fiquei feliz com a forma como nos ajudamos e conseguimos fechar em sets diretos”, comemorou Luisa após a vitória.

Caso conquiste o título, Stefani igualará o feito de Gustavo Kuerten, até hoje o único brasileiro campeão do Finals, em 2000, em Lisboa. O duplista Marcelo Melo chegou perto em duas oportunidades, sendo vice-campeão em 2014 e 2017. Com a vaga na decisão, Luisa já garantiu a 14ª posição no ranking mundial e pode subir ainda mais em caso de título inédito. Em 2021, alcançou sua melhor marca, o nono lugar.

Dupla formada em 2024

Na atual temporada, Stefani e Babos já conquistaram quatro títulos: três WTA 500 — Linz (AUT), Tóquio (JAP) e Estrasburgo (FRA) — e um WTA 250 em São Paulo. Além disso, chegaram às quartas de final de Wimbledon e do US Open. A parceria foi oficializada no WTA 1000 de Miami, em março deste ano, após a brasileira alternar companheiras em torneios anteriores.