Vida Esportiva
Haaland e Mbappé empatam na disputa pela Bota de Ouro, mas atacante da Letônia surpreende e lidera ranking
Norueguês e francês somam 26 pontos cada, mas Darko Lemajic, do Rigas FS, assume a ponta com 28 gols marcados na liga da Letônia
A corrida pela Bota de Ouro europeia, tradicional prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas do continente, conta com dois nomes já esperados: Erling Haaland e Kylian Mbappé. No entanto, quem lidera a disputa neste momento é um nome improvável: Darko Lemajic, atacante sérvio do Rigas FS, da Letônia.
Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do Paris Saint-Germain, marcaram 13 gols cada em suas respectivas ligas. Como os gols feitos nas cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) valem dois pontos cada, ambos totalizam 26 pontos na tabela.
Já Lemajic, de 32 anos, aparece à frente com 28 gols e, consequentemente, 28 pontos na primeira divisão da Letônia, onde cada gol vale apenas um ponto no ranking da UEFA. Com 1,98 metro de altura, o atacante tem sido o grande destaque do Rigas FS e, entre 2021 e 2023, chegou a atuar pelo Gent, da Bélgica.
Outro nome que chama atenção é o de Klaemint Olsen, das Ilhas Faroé, que também soma 26 pontos, graças aos 26 gols marcados pelo NSÍ Runavík. No entanto, como o coeficiente da liga das Ilhas Faroé é inferior ao das principais competições europeias, cada gol rende apenas um ponto.
Com as temporadas nas ligas da Letônia e das Ilhas Faroé se aproximando do fim, a tendência é que Lemajic e Olsen sejam ultrapassados nas próximas semanas por Haaland, Mbappé e outros nomes das grandes ligas, cujos campeonatos ainda estão em andamento.
O sistema de pontuação da Bota de Ouro leva em conta a dificuldade das ligas europeias:
Ligas top 5 (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França): 2 pontos por gol
Ligas entre 6º e 21º lugar do ranking da UEFA (como Portugal): 1,5 ponto por gol
Demais ligas: 1 ponto por gol
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão