Vida Esportiva
Haaland e Mbappé empatam na disputa pela Bota de Ouro, mas atacante da Letônia surpreende e lidera ranking
Norueguês e francês somam 26 pontos cada, mas Darko Lemajic, do Rigas FS, assume a ponta com 28 gols marcados na liga da Letônia
A corrida pela Bota de Ouro europeia, tradicional prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas do continente, conta com dois nomes já esperados: Erling Haaland e Kylian Mbappé. No entanto, quem lidera a disputa neste momento é um nome improvável: Darko Lemajic, atacante sérvio do Rigas FS, da Letônia.
Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do Paris Saint-Germain, marcaram 13 gols cada em suas respectivas ligas. Como os gols feitos nas cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) valem dois pontos cada, ambos totalizam 26 pontos na tabela.
Já Lemajic, de 32 anos, aparece à frente com 28 gols e, consequentemente, 28 pontos na primeira divisão da Letônia, onde cada gol vale apenas um ponto no ranking da UEFA. Com 1,98 metro de altura, o atacante tem sido o grande destaque do Rigas FS e, entre 2021 e 2023, chegou a atuar pelo Gent, da Bélgica.
Outro nome que chama atenção é o de Klaemint Olsen, das Ilhas Faroé, que também soma 26 pontos, graças aos 26 gols marcados pelo NSÍ Runavík. No entanto, como o coeficiente da liga das Ilhas Faroé é inferior ao das principais competições europeias, cada gol rende apenas um ponto.
Com as temporadas nas ligas da Letônia e das Ilhas Faroé se aproximando do fim, a tendência é que Lemajic e Olsen sejam ultrapassados nas próximas semanas por Haaland, Mbappé e outros nomes das grandes ligas, cujos campeonatos ainda estão em andamento.
O sistema de pontuação da Bota de Ouro leva em conta a dificuldade das ligas europeias:
Ligas top 5 (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França): 2 pontos por gol
Ligas entre 6º e 21º lugar do ranking da UEFA (como Portugal): 1,5 ponto por gol
Demais ligas: 1 ponto por gol
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico