Vida Esportiva

João Fonseca vai à semifinal na Basileia após desistência de Shapovalov e entrará no top-40 pela primeira vez na carreira

Brasileiro vencia o terceiro set por 4 a 1 quando o adversário canadense decidiu deixar a partida

Agência O Globo - 24/10/2025
João Fonseca vai à semifinal na Basileia após desistência de Shapovalov e entrará no top-40 pela primeira vez na carreira
- Foto: Reprodução / internet

João Fonseca conquistou mais um importante feito na carreira: nesta sexta-feira, na Suíça, ele avançou à semifinal na Basileia. É a primeira vez que ele atinge esta fase em um torneio ATP 500, e o resultado aconteceu de maneira inesperada. Após perder o primeiro set, o brasileiro estava perto de encaminhar a vitória de virada quando o canadense Denis Shapovalov, atual 23º colocado no ranking da ATP, abandonou a partida.

Além disso, o ranking ao vivo projeta que Fonseca, neste momento, subiu oito colocações e entrará na 38ª posição da lista, sua melhor marca. A expectativa da equipe do brasileiro era de terminar o ano entre os 32 melhores do mundo, para ser cabeça de chave no Australian Open, em janeiro, e fugir dos confrontos mais difíceis nas primeiras fases do grand slam. Fonseca terá mais duas chances para somar pontos: ele disputará o Masters 1000 de Paris, a partir da próxima segunda, e encerrará o ano no ATP 250 de Atenas, que começa em 2 de novembro.

Em sua primeira temporada como profissional, João Fonseca fará sua segunda semifinal do circuito da ATP. Em março, ele venceu o Aberto de Buenos Aires, da categoria 250, e agora está em busca do segundo caneco, que vale 500 pontos no circuito. Na estante, brasileiro tem outros dois troféus do Challenger 125: em Camberra, em dezembro de 2024, e o de Phoenix, em março deste ano.

Na próxima fase, o brasileiro enfrentará o espanhol Jaume Munar, que ocupa a 42ª colocação no ranking. Assim como João, o adversário avançou à semifinal com a desistência do concorrente: ele havia ganhado o primeiro set por 6/3, e foi quando o canadense Aliassime decidiu abandonar a partida.

A expectativa da equipe do brasileiro era de terminar o ano entre os 32 melhores do mundo, para ser cabeça de chave no Australian Open, em janeiro, e fugir dos confrontos mais difíceis nas primeiras fases do grand slam. Fonseca terá mais duas chances para somar pontos e subir no ranking: ele disputará o Masters 1000 de Paris, a partir da próxima segunda, e encerrará o ano no ATP 250 de Atenas, que começa em 2 de novembro.

O jogo

O saque intenso de Shapalov deu o tom do início da partida: ele foi quebrado por João no primeiro game após duplas faltas sucessivas, mas não precisou de tempo para se recuperar: devolveu com duas quebras no saque do brasileiro e confirmou seus serviços, abrindo 4/1 no placar.

Foi quando Fonseca conseguiu entrar no jogo: confirmou o saque seguinte com direito a dois aces, Mas o brasileiro transformou o mau início em combustível e demonstrou poder de reação ainda no primeiro set, confirmando seus serviços. Não foi suficiente para impedir que o adversário fechasse o primeiro set em 6/3, mas funcionou para recolocar o brasileiro no jogo.

João voltou para a segunda parcial mais confiante. Ele calibrou o saque, forçando bastante no primeiro e, quando necessário, encaixando um segundo serviço potente, o que dificultou a vida do canadense. Ele devolveu o 6/3 do primeiro set e deixou tudo igual no placar.

No terceiro set, João seguiu dominando o duelo. Ele vencia por 4/1 e encaminhava a vitória, quando Shapovalov decidiu abandonar a partida, após ter seu serviço quebrado pela segunda vez. A saída abrupta rendeu muitas vaias do público, e Fonseca garantiu sua primeira vaga em uma semifinal de ATP 500.