Vida e Saúde
Círculo Lilás: Eu Acolho, Eu Fortaleço, Eu Renasço
O Agosto Lilás nos convida a refletir sobre uma realidade que ainda precisa ser enfrentada todos os dias: a violência contra a mulher. Mas acredito que, além de falar sobre violência, precisamos falar sobre acolhimento, prevenção, fortalecimento, autonomia e rede de apoio.
Foi com esse propósito que desenvolvi a dinâmica Círculo Lilás – Eu Acolho, Eu Fortaleço, Eu Renasço, um momento de encontro entre mulheres, no qual a escuta, a reflexão e o respeito ocupam o centro da roda.
O círculo tem um significado especial. Nele, ninguém está à frente ou atrás. Estamos lado a lado. Cada mulher traz sua história, suas experiências, seus desafios e também a sua força. É nesse espaço que compreendemos o quanto podemos contribuir umas com as outras.
Eu acolho significa ouvir sem julgar, respeitar sentimentos e oferecer presença. Muitas vezes, o primeiro passo para ajudar uma mulher é simplesmente permitir que ela perceba que não está sozinha.
Eu fortaleço significa incentivar outra mulher a reconhecer seu valor, seus direitos, suas potencialidades e sua capacidade de estabelecer limites e fazer escolhas.
Eu renasço representa a possibilidade de recomeçar. É olhar para si com mais amor, recuperar sonhos, reconstruir a autoestima e compreender que sempre podem existir novos caminhos.
Como professora e idealizadora do Método Renascer Mulher 40+, acredito profundamente na educação, na arte, no movimento e no diálogo como instrumentos de transformação. Por isso, o Círculo Lilás também representa aquilo que procuro levar para meu trabalho: mulheres mais conscientes de si, fortalecidas e capazes de construir relações baseadas no respeito.
O Agosto Lilás termina, mas essa reflexão precisa permanecer durante todo o ano. Precisamos continuar formando redes de apoio, compartilhando informação e criando espaços onde as mulheres possam falar e ser ouvidas.
Porque quando uma mulher acolhe outra, nasce uma rede. Quando uma mulher fortalece outra, essa rede cresce. E quando uma mulher percebe que pode reconstruir sua história, nasce a possibilidade de um novo começo.
Eu acolho. Eu fortaleço. Eu renasço.
Radjane Batista Ferreira
Professora e idealizadora do Método Renascer Mulher 40+
RAD – Arte, Movimento e Transformação
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação