Vida e Saúde
Perda muscular: cientistas descobrem molécula ligada à diminuição da musculatura pela idade (e como reverter o processo)
Trabalho foi publicado na revista científica Scientific Reports
A perda muscular sofre um declínio natural ao longo dos anos, sendo ainda mais marcante durante o envelhecimento. Uma nova descoberta pode ajudar a proteger e até mesmo fortalecer um dos principais sinais de reparação muscular do corpo.
O trabalho, publicado na revista científica Scientific Reports, descobriu que o fator de crescimento de hepatócitos, ou HGF, atua como um sinal de ativação no músculo esquelético (ou seja, os músculos que se conectam aos ossos).
Durante o envelhecimento, o HGF sofre uma alteração química chamada nitração. Uma vez nitrado, o HGF perde a capacidade de se ligar ao receptor, como uma chave enferrujada que não encaixa mais na fechadura. Esse mecanismo é uma das principais causas da perda muscular relacionada à idade.
"O HGF não desaparece necessariamente com a idade. Na verdade, ele pode sofrer alterações químicas após ser produzido. Isso nos levou a questionar se um composto com forte capacidade antioxidante poderia proteger o HGF, seja prevenindo a nitração ou compensando a perda funcional que ela causa", explica Tatsumi.
Nesse sentido, a equipe testou uma hipótese e concluiu que o composto trissulfeto de ácido lipoico (LASSS) pode induzir uma mudança que faz com que o organismo resista à nitração. Experimentos mostraram que camundongos pré-tratados com LASSS apresentaram nitração significativamente reduzida em comparação com animais não tratados. Em outras palavras, ele inibe o processo responsável pela perda muscular.
De acordo com os pesquisadores, os achados podem abrir um novo caminho para estratégias de manutenção da recuperação muscular durante o envelhecimento, repouso prolongado no leito ou outras condições que envolvem a falta de uso muscular. Estudos adicionais em animais idosos serão necessários para confirmar a eficácia e a segurança do LASSS em seres humanos.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras