Vida e Saúde

Bebidas com açúcar podem elevar risco de dois tipos de câncer de fígado, aponta estudo

Pesquisa analisou dados alimentares de mais de 1,5 milhão de adultos acompanhados por cerca de 18 anos

Agência O Globo - 11/06/2026
Bebidas com açúcar podem elevar risco de dois tipos de câncer de fígado, aponta estudo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O consumo frequente de refrigerantes e outras bebidas adoçadas com açúcar pode estar associado a um risco maior de câncer de fígado. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, publicado na revista científica JAMA Network Open .

As bebidas adoçadas, tanto com açúcar quanto com adoçantes artificiais, são extremamente consumidas em todo o mundo. Estudos anteriores já relacionavam esse hábito a distúrbios metabólicos, como obesidade e diabetes tipo 2, condições reconhecidas como fatores de risco para o câncer de fígado.

Para uma nova pesquisa, os cientistas analisaram dados alimentares de mais de 1,5 milhão de adultos , reunidos em 11 estudos de longo prazo. O objetivo foi avaliar se o consumo de bebidas adoçadas com açúcar ou artificialmente estaria associado ao risco de desenvolver câncer hepático.

Os participantes foram acompanhados por cerca de 18 anos , por meio de registros estaduais de câncer e pesquisas de saúde. Eles também responderam a questionários de frequência alimentar, usados ​​para medir padrões de consumo ao longo do período.

Os resultados indicaram que ingerir ao menos uma bebida com açúcar por dia esteve associado a um risco maior de dois subtipos principais de câncer de fígado: o carcinoma hepatocelular (CHC) e o colangiocarcinoma intra-hepático (CCI) .

Ao fim do acompanhamento, foram identificados 2.811 casos de incidentes de câncer de fígado , incluindo 1.699 casos de carcinoma hepatocelular e 444 casos de colangiocarcinoma intra-hepático.

Em contrapartida, o consumo de bebidas adoçadas artificialmente não apresentou associação com o câncer de fígado em geral nem com os subtipos analisados.

Os autores ressaltam que o estudo não comprova que bebidas açucaradas causam câncer de fígado, mas reforça um conjunto crescente de evidências sobre possíveis efeitos adversos do consumo regular desse tipo de bebida à saúde no longo prazo. Segundo os pesquisadores, ainda são permitidas mais investigações prospectivas sobre a relação entre bebidas adoçadas e subtipos específicos de câncer hepático.