Vida e Saúde
Osteomielite: entenda a infecção que levou filha do atleta Pampa ao hospital
Segundo a mãe, Isabella Maria está em estado grave, mas permanece consciente e interage normalmente
Isabella Maria, filha de seis anos do atleta de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, falecido em 2024, está internada em Brasília após apresentar dores e inchaço na testa. O diagnóstico foi de osteomielite.
Entenda o caso:
"Isabella foi diagnosticada com osteomielite. Ela está clinicamente estável: acordada, interagindo normalmente. Mas o quadro é grave, segundo os médicos", afirmou Paula Falbo, viúva de Pampa e mãe de Isabella, à revista Quem.
Pampa, pai de Isabella, faleceu em junho de 2024 em decorrência de complicações pulmonares provocadas por uma reação à quimioterapia para tratar um linfoma (câncer do sistema linfático).
O que é a osteomielite?
A osteomielite é uma infecção nos ossos causada principalmente por bactérias, mas também pode ter origem em micobactérias ou fungos. Os agentes infecciosos alcançam o osso através da corrente sanguínea, de tecidos próximos infectados ou de feridas abertas contaminadas.
A bactéria Staphylococcus aureus é responsável pela maioria dos casos de osteomielite, mas a Mycobacterium tuberculosis (causadora da tuberculose) e alguns fungos também podem provocar a doença, que pode ser classificada como aguda, vertebral ou crônica.
Além do sangue, a infecção pode começar em lesões, ferimentos ou áreas submetidas a cirurgia, especialmente em casos de feridas graves, como úlceras cutâneas (principalmente nos pés) associadas à má circulação ou ao diabetes.
Principais sintomas da osteomielite
Os sintomas da osteomielite aguda (quando a infecção se dissemina pelo sangue) incluem:
- Febre;
- Dor;
- Manchas vermelhas sobre o osso afetado;
- Calor e sensibilidade local.
Já na osteomielite vertebral (quando as vértebras são atingidas), os sinais mais comuns são:
- Dor persistente nas costas;
- Sensibilidade ao toque na região afetada.
Mais lidas
-
1ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
2INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
3EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
4EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior
-
5OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas