Vida e Saúde
França reembolsará absorventes e coletores menstruais para jovens e mulheres de baixa renda
Medida entra em vigor em setembro de 2026 e visa combater a pobreza menstrual, beneficiando cerca de 6,7 milhões de mulheres.
O governo francês anunciou nesta quinta-feira que passará a reembolsar produtos de higiene menstrual reutilizáveis para mulheres menores de 26 anos e para aquelas em situação de vulnerabilidade a partir de setembro de 2026, três anos após a aprovação da medida.
Os orçamentos de 2024 já previam o reembolso de itens como absorventes reutilizáveis de tecido e coletores menstruais para esse público, incluindo mulheres de baixa renda sem limite de idade. No entanto, a decisão ainda não havia sido efetivamente implementada.
De acordo com os ministérios da Saúde e da Igualdade, cerca de 6,7 milhões de mulheres devem ser beneficiadas pela iniciativa. O objetivo central é “combater a pobreza menstrual” e “incentivar o uso de produtos reutilizáveis”, promovendo mais dignidade e sustentabilidade.
Implementação e impacto social
“A pobreza menstrual não é uma fatalidade. É uma injustiça à qual devemos responder com determinação”, afirmou a ministra da Saúde, Stéphanie Rist, em comunicado oficial.
A medida será válida para produtos vendidos em farmácias e deve entrar em vigor com o início do ano letivo, após as férias de verão. Nas universidades francesas, a previsão é de que as atividades sejam retomadas a partir de meados de setembro.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'