Vida e Saúde

Ringo Starr atribui vitalidade aos 85 anos ao brócolis; veja benefícios do vegetal

Lançando novo álbum, o ex-beatle considera o seu consumo como segredo particular para a boa saúde

Agência O Globo - 08/04/2026
Ringo Starr atribui vitalidade aos 85 anos ao brócolis; veja benefícios do vegetal
Ringo Starr - Foto: Reprodução

Aos 85 anos, Ringo Starr chama atenção pela disposição e vitalidade. O ex-beatle, que está prestes a lançar o álbum "Long Long Road" e já disponibilizou o single "Choose Love" nas plataformas digitais, surpreendeu ao revelar o segredo de sua boa forma: o consumo regular de brócolis.

O segredo do brócolis:

Em entrevista à revista Rolling Stone, Ringo declarou: "Bom, você tem que comer brócolis. Todas as coisas boas em mim, eu atribuo ao brócolis. Então agora eu digo: paz e amor e brócolis". A declaração foi dada durante a divulgação do novo álbum e da turnê com a All-Starr Band.

Benefícios comprovados:

A recomendação de Ringo encontra respaldo científico. Pesquisas realizadas por especialistas da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP apontam que o brócolis é rico em fibras, vitaminas C e K, cálcio, ferro e potássio. Além disso, o vegetal contém compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, como o sulforafano, associado à prevenção de alguns tipos de câncer.

Emily Ho, professora de nutrição e diretora do Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, destacou ao jornal The New York Times que o brócolis oferece uma variedade de vitaminas, minerais e fitoquímicos que proporcionam um verdadeiro impulso ao organismo. Ela recomenda evitar o cozimento excessivo: "Se não estiver totalmente mole, você ainda terá algumas paredes celulares vivas, o que significa que ainda terá alguma enzima ativa".

Saúde cardiovascular:

Além dos demais benefícios, o brócolis é reconhecido por favorecer a saúde do coração. Anna L. Fogel, nutricionista registrada no Harborview Medical Center, em Seattle, explicou ao The New York Times: "A vitamina K do brócolis ajuda o corpo a regular a circulação sanguínea e a coagulação".