Vida e Saúde
Mais de 1 milhão de produtos irregulares são interditados pela Anvisa em farmácia de manipulação de SC
Foi constatado risco de contaminação dos medicamentos e outros problemas que podem acarretar riscos à saúde
A farmácia de manipulação HKM Farmácia de Manipulação Ltda (Essentia Pharma), localizada na cidade de Palhoça, teve mais de um milhão de produtos irregulares interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Ozempic, Mounjaro:
Patente:
De acordo com a agência, o local operava em escala industrial sem a exigência de prescrição médica, além de apresentar falhas críticas nos processos de esterilização de produtos. Também foram encontrados insumos para produção de tirzepatida, substância ativa do Mounjaro, sem os testes e controles adequados.
"Foram encontradas 1.356.488 unidades de medicamentos injetáveis variados pré-produzidos, para os quais não havia prescrição (receita) médica, e que estavam à espera de futuros consumidores, o que é proibido. Em qualquer farmácia de manipulação, a produção só pode ocorrer para atender a uma prescrição específica, prévia e individualizada", diz o comunicado.
Ainda, segundo a Anvisa, a farmácia apresentava risco de contaminação dos medicamentos por microrganismos como bactérias e fungos, em decorrência da forma como o processo de manipulação era conduzido e dos materiais que entravam em contato com as formulações.
"Os problemas levaram à interdição da linha de produção dos medicamentos que são esterilizados por envase asséptico. A esterilização é uma etapa necessária e essencial na produção de medicamentos injetáveis, pois garante que o medicamento final esteja livre de microrganismos. Na etapa de envase asséptico, a formulação é inserida em recipientes também esterilizados, que devem ser vedados hermeticamente, de forma a impedir a entrada de ar, gases ou outras substâncias", afirma a autarquia.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras