Vida e Saúde

Creatina e pré-treino: especialistas alertam para riscos do consumo direto do pó

Prática pode causar engasgos, problemas cardíacos e complicações graves à saúde

Agência O Globo - 03/02/2026
Creatina e pré-treino: especialistas alertam para riscos do consumo direto do pó
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O consumo de creatina ou pré-treino em pó diretamente na boca, prática conhecida como "dry-scooping", tem se popularizado entre frequentadores de academias, mas pode trazer sérios riscos à saúde. De acordo com especialistas, esse método pode provocar complicações respiratórias e cardiovasculares graves.

O que dizem os estudos

Uma pesquisa da Universidade de Toronto, publicada na revista científica Eating Behaviors, revelou que mais de 1 em cada 5 adolescentes e jovens adultos do sexo masculino já praticaram o "dry-scooping".

O estudo também apontou que 17% dos participantes relataram ter consumido o pó seco pelo menos uma vez no ano anterior, sendo a média de consumo de 50 vezes durante o período analisado.

"A ingestão do pó sem diluição pode causar sérios efeitos à saúde, incluindo problemas de inalação, anormalidades cardíacas e distúrbios digestivos. Até o momento, porém, faltam estudos epidemiológicos que investiguem a prevalência dessa prática entre jovens, o que deixa muitas informações desconhecidas", explica Kyle T. Ganson, professor assistente da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Toronto.

Riscos e relatos de casos graves

Dentre as consequências possíveis, apontadas por outras pesquisas, estão engasgamento, inalação acidental, consumo excessivo, lesões e até morte.

Um caso particularmente grave foi descrito na revista Sage Open Medical Case Reports: um jovem de 25 anos sofreu um infarto após ingerir pó de pré-treino sem diluir.

"O paciente apresentou dor torácica aguda e intensa na região central do esterno, com duração de quatro horas. Os sintomas começaram cerca de uma hora após o término de seu treino de duas horas na academia", relataram os autores do estudo.

Em 2021, a influenciadora Briatney Portillo também compartilhou com seus seguidores que sofreu um infarto após aderir ao "dry-scooping". Os primeiros sintomas foram formigamento e coceira no braço, seguidos de dores no peito e dormência no braço esquerdo.