Vida e Saúde
Como se preparar para curtir os bloquinhos de pré-carnaval: dicas de fisioterapeuta
Animação pede preparo físico semelhante ao de uma maratona, alerta especialista
Com a proximidade do Carnaval, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já vivem o clima dos bloquinhos de pré-carnaval, que atraem multidões às ruas. Para os foliões mais animados, que pretendem acompanhar vários blocos no mesmo dia, é fundamental adotar cuidados semelhantes aos de um corredor de maratona, garantindo disposição e bem-estar durante a folia.
“O normal é que as pessoas fiquem muito tempo em pé, caminhando por longos trechos e pulando. Isso exige uma carga maior da musculatura e dos ossos, que nem sempre estão preparados para esse tipo de esforço”, alerta o fisioterapeuta Renato de Paula, doutor em Bioquímica Médica pela UFRJ/Imperial College de Londres e PhD em Neurociência.
Segundo o especialista, o ideal seria que os foliões já estivessem em preparação física há algum tempo, mas ainda é possível adotar medidas básicas para curtir os dias de festa com mais segurança e saúde.
Exercícios
Cuidar da força e da mobilidade é um excelente início antes de cair na folia. Exercícios simples, que podem ser feitos em casa, são recomendados: sentar e levantar do sofá 30 vezes, dividindo em três séries, além de flexões apoiando-se na parede ou com os joelhos no chão. O uso de faixas elásticas ou halteres também é indicado. “Está comprovado cientificamente que a força muscular aumenta os hormônios que protegem contra inflamações”, explica De Paula.
Alongamento
O hábito de alongar-se deve ir além do carnaval e ser incorporado à rotina. Como as pernas são as mais exigidas nos blocos e sambódromos, a recomendação é dedicar atenção especial aos joelhos e tornozelos, que recebem grande impacto e podem apresentar problemas.
O fisioterapeuta orienta alongar as pernas, esticando os pés para relaxar toda a musculatura, além de girar os pés delicadamente. “Não esqueça de girar os punhos, ombros, quadril e joelhos para diversificar os movimentos e evitar a fadiga”, reforça.
Alimentação e hidratação
Em meio à animação dos blocos, alimentação adequada e hidratação não podem ser deixadas de lado, pois são fundamentais para manter a energia e evitar problemas de saúde.
“Em uma maratona como essa, faça refeições leves, de preferência com proteínas, carboidratos e vegetais”, recomenda o fisioterapeuta.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar