Vida e Saúde
Profissionais da atenção primária e adultos de 59 anos serão os primeiros a receber vacina da dengue do Butantan
Grupo inicial será seguido por pessoas de até 59 anos; Instituto Butantan já preparou 1,3 milhão de doses
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira que os profissionais da Atenção Primária e adultos de até 59 anos serão os primeiros brasileiros a receber a vacina da dengue em dose única produzida pelo Instituto Butantan. Neste momento, estão disponíveis 1,3 milhão de doses para uso inicial.
Apesar de o ministro Padilha ter mencionado, em evento no Instituto Butantan, a intenção de iniciar a vacinação ainda em dezembro, o plano divulgado hoje prevê o início da aplicação a partir de janeiro de 2026. As doses serão destinadas exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), e a expectativa é ampliar gradativamente os grupos elegíveis para a vacinação.
Segundo comunicado do Ministério da Saúde, "a maior escala de produção será viabilizada pela empresa chinesa WuXi Vaccines, por meio de parceria que fortalece a política nacional de inovação em imunobiológicos. O acordo inclui transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto com o Instituto Butantan, responsável pela inovação".
Até o momento, não foi detalhado se as 1,3 milhão de doses já disponíveis serão suficientes para imunizar todos os profissionais da atenção primária e os brasileiros de até 59 anos previstos no grupo prioritário.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado