Vida e Saúde
Este simples hábito noturno pode melhorar a pressão arterial; saiba qual
Adultos com pressão alta apresentaram melhorias significativas após manterem um horário de sono consistente por apenas duas semanas
Adultos com hipertensão que mantiveram um horário de dormir consistente por duas semanas apresentaram melhorias modestas, porém significativas, em seus níveis de pressão arterial, mesmo sem aumentar o tempo de sono. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica Sleep Advances.
Os participantes conseguiram reduzir a variação do horário de dormir de cerca de 30 minutos para apenas alguns minutos. Segundo os pesquisadores, essa simples mudança contribuiu para restaurar a pressão arterial em níveis mais saudáveis durante a noite. Eles também destacam que até mesmo uma pequena redução na pressão sistólica noturna pode diminuir o risco cardiovascular.
Manter uma rotina de sono regular auxilia o corpo na liberação de hormônios importantes, como melatonina e cortisol, nos momentos adequados, favorecendo a regulação natural da pressão arterial ao longo do dia e da noite. Embora muitos acreditem que alterar o horário de dormir nos fins de semana ou ficar acordado até mais tarde ocasionalmente tenha pouco impacto, o corpo reage quase imediatamente a essas mudanças.
Para quem deseja estabelecer uma rotina de sono mais consistente, a recomendação é começar pelo horário de despertar. Adotar uma rotina relaxante antes de dormir, reduzir o consumo de estimulantes e evitar o uso de telas à noite também são medidas que ajudam. Vale lembrar que a mudança no hábito de dormir deve ser complementar à medicação, não a substituindo.
Entre as limitações do estudo estão o número reduzido de participantes — 11 adultos de meia-idade com obesidade e hipertensão —, a curta duração de apenas duas semanas e a ausência de um grupo controle. Portanto, são necessários estudos maiores e de longo prazo para confirmar os resultados.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN