Vida e Saúde

Tenho o lote de vinagre de maçã da Castelo suspenso pela Anvisa. O que devo fazer? Veja orientações

Produto apresentou irregularidade e foi alvo de decisão da agência reguladora

Agência O Globo - 27/11/2025
Tenho o lote de vinagre de maçã da Castelo suspenso pela Anvisa. O que devo fazer? Veja orientações

O lote 12M2 do vinagre de maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A, foi suspenso e teve seu recolhimento determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão ocorreu após a autarquia identificar uma quantidade de dióxido de enxofre não informada no rótulo do produto, o que representa uma irregularidade.

Além desse alimento, outros dois produtos também foram suspensos, conforme informou a Anvisa: o pó para preparo de bebida vegetal da marca Livestrong/Essential Nutrition, fabricado pela INP Indústria de Alimentos Ltda., e o picolé de açaí, guaraná e canela Naturalle Ice, da J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda.

O que fazer se você possui um produto suspenso pela Anvisa?

Ao identificar que possui um produto suspenso pela Anvisa, a orientação é interromper imediatamente o uso, pois esses itens podem representar riscos à saúde.

O consumidor deve entrar em contato com o fabricante para solicitar a devolução do valor pago ou a troca do produto. Esse procedimento pode ser realizado pelos canais de atendimento ao consumidor das marcas envolvidas. Caso não consiga resolver diretamente com a empresa, é possível acionar a Ouvidoria da Anvisa pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo e-mail [email protected].

Após a publicação da suspensão no Diário Oficial da União (DOU), a responsabilidade de retirar os produtos dos pontos de venda é do próprio fabricante, que deve agir de forma imediata.

A Anvisa também recomenda que casos de produtos irregulares, proibidos ou suspensos que ainda estejam à venda sejam denunciados à Ouvidoria da agência.