Vida e Saúde

Tratar canal dentário pode beneficiar a saúde geral, aponta estudo

Estudo revela redução de marcadores inflamatórios e fatores de risco para diabetes após tratamento de canal

Agência O Globo - 23/11/2025
Tratar canal dentário pode beneficiar a saúde geral, aponta estudo
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

O tratamento de canal, frequentemente temido por muitos, pode ser benéfico não apenas para a saúde bucal, mas também para a saúde geral do organismo. Um novo estudo conduzido por pesquisadores do King's College London acompanhou 65 pacientes durante dois anos após a realização bem-sucedida do procedimento.

Os cientistas analisaram amostras de sangue dos participantes para avaliar como seus corpos processavam açúcar, gordura e outras substâncias essenciais, além de observar a resposta do organismo à doença e ao tratamento. Os resultados, publicados na revista científica Journal of Translational Medicine, mostraram uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue dos pacientes submetidos ao tratamento de canal — um fator importante para diminuição do risco de diabetes.

Além disso, foram observadas melhorias a curto prazo nos níveis de colesterol e ácidos graxos, substâncias intimamente relacionadas à saúde cardiovascular. Os principais marcadores de inflamação, frequentemente associados ao risco de doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas, também apresentaram queda ao longo do período analisado.

Embora a relação entre infecções dentárias não tratadas e a saúde geral seja cada vez mais reconhecida, segundo os pesquisadores, o impacto do tratamento de canal na saúde cardíaca e metabólica ainda carecia de estudos mais aprofundados.

O estudo, financiado pela Faculdade de Cirurgia Dentária do Royal College of Surgeons da Inglaterra, foi considerado pequeno e não incluiu um grupo de controle separado. Os próprios autores destacam que outros fatores podem ter influenciado os resultados e ressaltam a necessidade de pesquisas maiores para confirmar as descobertas.