Vida e Saúde
Café pode proteger contra arritmias cardíacas, aponta novo estudo
Resultados desafiam crença de que pessoas com fibrilação atrial devem evitar a bebida
Durante anos, prevaleceu a crença de que o consumo de café poderia provocar palpitações e acelerar o coração, levando muitos a evitarem a bebida. No entanto, um novo estudo revela que o café pode, na verdade, ter efeito oposto. A pesquisa, conduzida pela Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA) e pela Universidade de Adelaide (Austrália), aponta que o consumo diário de uma xícara de café reduziu em 39% a incidência de fibrilação atrial.
O estudo, intitulado Does Eliminating Coffee Avoid Fibrillation? (“Eliminar o café evita a fibrilação atrial?”), recrutou 200 pacientes consumidores de café diagnosticados com fibrilação atrial persistente ou flutter atrial, além de histórico dessas condições. Os participantes passaram por um procedimento de cardioversão elétrica, com o objetivo de restaurar o ritmo cardíaco normal.
Após o procedimento, os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um deles manteve o consumo diário de pelo menos uma xícara de café com cafeína ou expresso, enquanto o outro se absteve totalmente de café e outros produtos cafeinados por seis meses. Ao final do período, os pesquisadores observaram que o grupo que continuou consumindo café apresentou cerca de 17% menos episódios de batimentos cardíacos irregulares em comparação ao grupo que evitou a cafeína.
O cardiologista Gregory Marcus, líder do estudo, destacou que o café e seus componentes podem apresentar propriedades anti-inflamatórias capazes de reduzir o risco de complicações cardíacas. “O café aumenta a atividade física, que comprovadamente reduz a fibrilação atrial. A cafeína também é diurética, o que pode potencialmente reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminuir o risco de fibrilação atrial. Vários outros ingredientes do café também possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ter efeitos positivos”, explicou Marcus em comunicado.
Além dos efeitos anti-inflamatórios, os pesquisadores sugerem que o consumo de café pode diminuir o risco de fibrilação atrial ao incentivar a redução do consumo de bebidas menos saudáveis. Entre os participantes que mantiveram o hábito, o risco de episódios relacionados à fibrilação atrial foi 39% menor.
O estudo surge em um contexto em que a fibrilação atrial já atinge mais de 10 milhões de adultos nos Estados Unidos — um em cada três, acompanhando o aumento da obesidade e do envelhecimento populacional. Para garantir precisão nos resultados, foram utilizados eletrocardiogramas em consultórios e monitores para identificar episódios de batimentos irregulares.
Christopher X. Wong, PhD, da UCSF, Universidade de Adelaide e Royal Adelaide Hospital, classificou os resultados como surpreendentes e ressaltou que o café é seguro e pode oferecer proteção para quem sofre de problemas cardíacos. “Os médicos sempre recomendaram que pacientes com fibrilação atrial evitassem o café, mas este estudo sugere que a bebida não só é segura como provavelmente tem efeito protetor”, afirmou Wong.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas