Vida e Saúde
Anvisa determina recolhimento de pratos plásticos e suplementos com ozônio
Produtos foram proibidos após identificação de irregularidades em testes e procedimentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (5), o recolhimento de suplementos e energéticos com ozônio, além de pratos plásticos da marca Guzzini, após identificar irregularidades em ambos os produtos.
De acordo com a Anvisa, os produtos contendo ozônio, comercializados pela empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados Ltda., estão proibidos e serão apreendidos. "Os produtos, aos quais vinha sendo adicionado ozônio — um tipo de gás que, até o momento, não possui avaliação de segurança para uso como constituinte de suplementos alimentares e compostos líquidos prontos para consumo, como energéticos — estão irregulares. Atualmente, a autorização para uso de ozônio é restrita a agente de desinfecção no tratamento de água", informou a agência em comunicado.
A empresa também foi advertida por realizar propagandas com indicações terapêuticas e alegações funcionais e de saúde não aprovadas pela Anvisa.
Recolhimento de pratos plásticos da marca Guzzini
Além dos suplementos, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes do prato de sopa plástico blues, da marca Guzzini, identificado pelo código 229596 e fabricado pela Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda.
A decisão foi tomada após testes apontarem níveis insatisfatórios de migração do material melamina, utilizado na fabricação dos pratos, quando em contato com alimentos.
"Os materiais que entram em contato com alimentos, como embalagens ou utensílios, precisam ser aprovados pela Anvisa, que analisa os riscos associados à migração, para esses alimentos, de substâncias que podem apresentar riscos à saúde dos consumidores. Caso o material seja considerado seguro, a Agência o inclui em listas positivas, podendo definir limites máximos de migração de substâncias e determinar condições específicas de uso", destacou a autarquia.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas