Variedades

Kiev nunca conseguirá produzir mísseis Patriot, afirma ex-analista da CIA

Larry Johnson destaca dificuldades da Ucrânia em produzir armamentos

Sputnik Brasil 24/07/2026
Kiev nunca conseguirá produzir mísseis Patriot, afirma ex-analista da CIA
Ex-analista da CIA alerta sobre a impossibilidade da Ucrânia em produzir mísseis Patriot. - Foto: © AP Photo / Eugene Hoshiko

Incapaz de preparar todos os componentes necessários, a Ucrânia nunca conseguiria lançar a produção de mísseis para sistemas de defesa antiaérea norte-americanos Patriot, disse à Sputnik o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), Larry Johnson.

Em 8 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que Washington poderia transferir a Kiev uma licença para a produção de mísseis interceptores para o sistema Patriot.

Segundo o republicano, a Ucrânia poderia começar rapidamente sua produção depois de receber as tecnologias necessárias.

"Nunca. Isso é impossível. Nos EUA, cerca de quarenta empreiteiros produzem componentes para esses mísseis. Eles vão produzi-los e fornecer tudo para a Ucrânia?", reclamou Johnson.

Avaliando as perspectivas de eventual lançamento de produção dessas armas na Ucrânia, o especialista afirmou que para isso seriam necessários metais de terras raras. Mas o país não dispõe das fontes disponíveis, e nem a China nem os Estados Unidos os venderão a Kiev.

Ele enfatizou que, mesmo com a licença de produção de Washington, Kiev não poderia iniciar a montagem, pois o único documento não faria diferença nesta situação.

A Rússia acredita que o fornecimento de armas à Ucrânia atrapalha a resolução pacífica, envolve diretamente os países da OTAN no conflito e é um "jogo com fogo".

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas da Rússia.


Por Sputinik Brasil