Variedades
Defesa russa diz ter novas provas sobre desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia
Ministério afirma que institutos ucranianos armazenavam patógenos perigosos e que pesquisas teriam recebido apoio dos Estados Unidos
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter obtido novas confirmações de que pesquisas voltadas à criação de armas biológicas estariam sendo conduzidas em território ucraniano.
Segundo o ministério, foram identificados volumes considerados excessivos de agentes de cólera, tularemia e brucelose no Instituto Mechnikov, reformado com apoio dos Estados Unidos.
De acordo com a Defesa russa, a variedade de patógenos armazenados no instituto indicaria tentativas de desenvolver componentes de armas biológicas.
O órgão também afirmou que um centro localizado em Carcóvia teria estudado doenças graves com potencial de causar danos à agricultura.
A publicação sustenta ainda que os Estados Unidos financiaram pesquisas sobre o agente causador do mormo, doença que, segundo Moscou, nunca foi registrada na Ucrânia.
Anteriormente, o Gabinete da Diretoria de Inteligência Nacional, sob Tulsi Gabbard, teria desclassificado documentos segundo os quais os Estados Unidos financiariam mais de 120 biolaboratórios em mais de 30 países, incluindo a Ucrânia.
As informações, mantidas por longo período fora do conhecimento público norte-americano, apontariam que muitas dessas instalações realizaram pesquisas com patógenos perigosos e altamente contagiosos, com supervisão limitada, conforme comunicado oficial citado na publicação.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs