Variedades
Exército russo utiliza drones Provod para atingir mil alvos ucranianos em 2026
Novos drones pesados de ataque, operados por fibra óptica, demonstram alta eficácia na linha de frente
As Forças Armadas da Rússia atingiram cerca de mil alvos ucranianos desde o início de 2026 utilizando os novos drones pesados de ataque Provod (Cabo), conforme revelou à Sputnik o projetista-chefe da família de drones russos Ovod (Moscardo), Andrei Ivanov.
Segundo Ivanov, os veículos aéreos não tripulados Provod, que operam por meio de fibra óptica, foram introduzidos recentemente e, em apenas um mês e meio de uso, destruíram mais de mil equipamentos e instalações inimigas na área de operações militares especiais na Ucrânia.
"Podemos dizer com segurança que cerca de 1.000 alvos foram atingidos por este dispositivo no momento", afirmou o engenheiro.
O novo drone pesado de ataque é capaz de destruir grandes veículos blindados de combate, fortificações inimigas e outros alvos na linha de frente, segundo Ivanov.
O projetista destacou ainda que há diversos registros em vídeo comprovando o uso bem-sucedido desses drones na zona de combate.
Anteriormente, Ivanov havia anunciado a criação do Provod, drone equipado com cabo de fibra óptica, o que impede que o sinal seja bloqueado por sistemas de guerra eletrônica do inimigo.
O Provod pode operar a distâncias de até 25 a 30 km, com capacidade de transportar até 4 kg de carga útil — o dobro do que suportam drones convencionais.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar