Variedades
'Sinners' faz história, estabelecendo um novo recorde de indicações ao Oscar
O épico de vampiros "Sinners" , de Ryan Coogler, imerso em blues, liderou todas as indicações ao 98º Oscar na quinta-feira, com 16 nomeações, estabelecendo um recorde na história do prêmio.
Os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas presentearam "Pecadores" com mais indicações do que jamais haviam concedido, quebrando a marca de 14 indicações estabelecida por "A Malvada", "Titanic" e "La La Land". Além de melhor filme, Coogler foi indicado a melhor diretor e melhor roteiro, e o astro Michael B. Jordan, que atuou em ambos os filmes, foi recompensado com sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de melhor ator.
O drama revolucionário de Paul Thomas Anderson sobre a relação entre pai e filha, "One Battle After Another", o favorito antes das indicações, ficou em segundo lugar com 13 nomeações. Quatro de seus atores — Leonardo DiCaprio, Teyana Taylor, Benicio del Toro e Sean Penn — foram indicados, embora a estreante Chase Infiniti tenha ficado de fora da categoria de melhor atriz.
Com esses dois filmes principais indicados, a Academia de Cinema apostou todas as suas fichas em duas epopeias americanas viscerais e surpreendentemente originais, cada uma conectada a um momento nacional conturbado. O filme de Coogler, ambientado na era Jim Crow — um dos raros filmes de terror a conquistar o favor da Academia — evoca uma alegoria mítica da vida negra. Em “One Battle After Another”, um espírito adormecido de rebeldia é reavivado em um estado policial fora de controle.
Ambos os filmes também são títulos da Warner Bros. Em meio a uma venda conturbada para a Netflix, o estúdio centenário teve sua melhor manhã de indicações ao Oscar de todos os tempos, com um total de 33 nomeações. Em um comunicado aos funcionários da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, diretor executivo, chamou isso de "um momento de ouro para nossa empresa". Enquanto o destino da Warner Bros., que a Netflix está comprando por US$ 72 bilhões, permanece incerto em meio a um desafio da Paramount Skydance, Hollywood se prepara para o que pode ser o maior realinhamento da história da indústria cinematográfica.
Uma coroação para Coogler
Para Coogler, o cineasta de 39 anos de “Fruitvale Station” e “Pantera Negra”, foi um momento culminante. Um dos cineastas mais estimados e humildes de Hollywood, Coogler considera “Pecadores” — um filme que ele possuirá integralmente 25 anos após seu lançamento — seu filme mais pessoal.
“Escrevi este roteiro para o meu tio, que faleceu há 11 anos”, disse Coogler em entrevista na manhã de quinta-feira. “Imaginei que ele está ouvindo blues agora para comemorar.”
Contactado por telefone uma hora depois da leitura das nomeações, Coogler — falando ao lado da sua esposa e produtora Zinzi Coogler e do produtor Sev Ohanian — ainda tentava assimilar a quantidade de prémios que o filme conseguiu, quebrando recordes.
“Adoro fazer filmes. É uma honra acordar todos os dias e fazer isso. Estive escrevendo ontem à noite. Por isso não dormi muito”, disse Coogler, dando uma risadinha. “Sinceramente, cara, ainda me sinto meio sonolento agora.”
Os outros principais indicados
Os 10 filmes indicados para melhor filme são “Bugonia”, “F1”, “Frankenstein”, “Hamnet”, “Marty Supreme”, “One Battle After Another”, “The Secret Agent”, “Sentimental Value”, “Sinners” e “Train Dreams”.
A exuberante adaptação de Mary Shelley por Guillermo del Toro, “Frankenstein”, a odisseia de época sobre pingue-pongue de Josh Safdie, “Marty Supreme”, e o drama familiar de Joachim Trier, “Sentimental Value”, receberam nove indicações cada. O drama especulativo shakespeariano de Chloé Zhao, “Hamnet”, recebeu oito indicações. Com a notável exceção de del Toro, esses cineastas compuseram a categoria de melhor direção, que incluía Anderson, Coogler, Safdie, Trier e Zhao, que em 2021 se tornou a primeira mulher negra a ganhar o prêmio.
As nove indicações para “Marty Supreme” incluíram uma terceira indicação de melhor ator para Timothée Chalamet, de 30 anos, o favorito na categoria que ele quase ganhou no ano passado por “A Complete Unknown”. Além de Jordan e Chalamet, os indicados são Ethan Hawke por “Blue Moon”, Wagner Moura por “The Secret Agent” e DiCaprio por “One Battle After Another”.
Contactado por telefone na quinta-feira, DiCaprio disse que as indicações para “One Battle After Another” e “Sinners” sinalizam uma mudança radical em uma indústria onde os estúdios têm evitado, em grande parte, histórias originais de grande orçamento.
“Para mim, o que importa são as grandes ideias e a produção cinematográfica original”, disse DiCaprio. “Acho que há uma onda de mudança que vai acontecer, independentemente de como nos sintamos a respeito.”
Entre as indicadas a melhor atriz estavam a favorita da categoria, Jessie Buckley (“Hamnet”), Rose Byrne (“If I Had Legs I'd Kick You”), Kate Hudson (“Song Sung Blue”), Renate Reinsve (“Sentimental Value”) e a bicampeã Emma Stone, que conquistou sua sexta indicação por “Bugonia”.
'K-Pop' lidera um campo com poucos grandes sucessos
O filme mais assistido do ano, com mais de meio bilhão de visualizações na Netflix, “KPop Demon Hunters”, recebeu indicações para melhor canção original (“Golden”) e melhor animação. A Sony Pictures desenvolveu e produziu o filme, mas, após vendê-lo para a Netflix, viu-o se tornar um sucesso mundial.
Os blockbusters tiveram uma manhã difícil. "Wicked: For Good", da Universal Pictures, ficou completamente de fora das indicações. Embora "Avatar: Fogo e Cinzas" tenha recebido indicações para figurino e efeitos visuais, tornou-se o primeiro filme da franquia "Avatar" a não concorrer a melhor filme. O maior sucesso de bilheteria indicado ao prêmio máximo de Hollywood foi "F1", uma produção da Apple que recebeu quatro indicações. O serviço de streaming fez uma parceria com a Warner Bros. para distribuir o drama automobilístico.
Este ano, o Oscar introduziu uma nova categoria para elenco . Essa nova premiação ajudou "Pecadores" e "Uma Batalha Após a Outra" a aumentarem ainda mais suas já impressionantes indicações. Além desses dois filmes, os indicados são "Hamnet", "Marty Supreme" e "O Agente Secreto".
Uma mudança internacional continua
A Academia, que expandiu seu número de membros estrangeiros nos últimos anos, também continuou a priorizar filmes internacionais. Todas as categorias contaram com um indicado internacional. Pelo oitavo ano consecutivo, um filme em língua não inglesa foi indicado a melhor filme. O número de indicações a filmes em língua não inglesas foi maior do que nunca.
O filme com o maior número de indicações foi o drama norueguês de Trier, "O Valor Sentimental". Ele dominou as categorias de ator coadjuvante, com indicações para Stellan Skarsgård, Inga Ibsdotter Lillieas e Elle Fanning. Também indicadas a melhor atriz coadjuvante, além de Taylor, estavam Amy Madigan por "Weapons" e Wunmi Mosaku por "Sinners". Na categoria de ator coadjuvante, os indicados incluíam Jacob Elordi por "Frankenstein" e, numa surpresa que provavelmente desbancou Paul Mescal de "Hamnet", Delroy Lindo por "Sinners".
A competitiva categoria de melhor filme internacional refletiu o estado turbulento do mundo. Isso incluiu o drama de vingança iraniano e vencedor da Palma de Ouro "Foi Apenas um Acidente", do cineasta Jafar Panahi, frequentemente preso. Ele se manifestou com veemência contra a repressão contínua aos manifestantes em seu país natal. A França indicou o filme.
Também foram indicados: o filme tunisiano “A Voz de Hind Rajab”, sobre voluntários da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino; o oportuno thriller político brasileiro “O Agente Secreto”; o road movie espanhol apocalíptico “Sirât” e “Valor Sentimental”. Quatro desses indicados vieram de uma distribuidora independente: a Neon. A empresa, que possui uma invejável sequência de vitórias na Palma de Ouro, ficou em segundo lugar, atrás apenas da Warner Bros., com um total de 16 indicações.
A 98ª edição do Oscar acontecerá no dia 15 de março no Dolby Theatre, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo pela ABC e pelo Hulu. O novo acordo de exclusividade do YouTube para a transmissão só entrará em vigor em 2029. Este ano, Conan O'Brien retorna como apresentador.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12