Variedades

Lula comemora as quatro indicações de O Agente Secreto ao Oscar 2026

Presidente destaca reconhecimento internacional do filme de Kleber Mendonça Filho e celebra protagonismo da cultura nacional

22/01/2026
Lula comemora as quatro indicações de O Agente Secreto ao Oscar 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou as quatro indicações do filme O Agente Secreto ao Oscar 2026. A produção de Kleber Mendonça Filho concorre nas categorias de melhor elenco, melhor filme internacional, melhor filme e melhor ator.

Em publicações no Instagram, Lula destacou a importância das indicações. Para ele, a nomeação na categoria de melhor elenco "reconhece a força de quem constrói essa história junto". "Quando o trabalho é coletivo e o talento é valorizado, o Brasil brilha para o mundo", afirmou o presidente.

Sobre a indicação como melhor filme internacional — categoria vencida por Ainda Estou Aqui no ano passado —, Lula considerou um "motivo de celebração para todo o país". "Parabenizo o diretor Kleber Mendonça Filho e todo o elenco, que levaram a criatividade, a sensibilidade e a força da nossa história para o mundo. Quando a cultura brasileira é valorizada, o Brasil volta a ser protagonista no cenário internacional", declarou.

Ao comentar a indicação a melhor filme, Lula enfatizou: "Estar entre os melhores do mundo já é uma vitória da nossa cultura, do nosso talento e da nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras".

O presidente também comemorou a indicação de Wagner Moura a melhor ator. Segundo ele, o artista "tem o molho, tem talento de sobra, já levou o Globo de Ouro de melhor ator em filme drama e agora pode vir o Oscar de melhor ator".

Reconhecimento à fotografia

Lula também mencionou a indicação do brasileiro Adolpho Veloso na categoria de melhor fotografia pelo filme Sonhos de Trem, dirigido pelo norte-americano Clint Bentley e disponível na Netflix. No entanto, a equipe presidencial demonstrou menos entusiasmo, limitando-se a publicar uma bandeira do Brasil em homenagem ao feito.