Variedades

Rodrigo Bocardi revela desafios e aprendizados ao inovar formatos na TV

Jornalista relata experiências e consequências ao buscar novas formas de apresentar telejornais e fala sobre projetos após saída da Globo

16/01/2026
Rodrigo Bocardi revela desafios e aprendizados ao inovar formatos na TV
Rodrigo Bocardi - Foto: Arquivo/ Instagram

O jornalista Rodrigo Bocardi compartilhou, em entrevista ao programa Companhia Certa, da Rede TV!, os desafios e aprendizados que enfrentou ao inovar em sua atuação como apresentador. Segundo Bocardi, a necessidade de buscar novos formatos surgiu da falta de motivação com os modelos tradicionais de apresentação.

"Pensando um pouco na audiência, no modelo de negócio televisão e na mudança do comportamento das pessoas ao assistirem ... comecei a testar formatos diferentes, com ousadia, com risco", explicou o apresentador, relembrando o período em que era âncora do Bom Dia SP. O programa vai ao ar na madrugada deste sábado, 17, para domingo, 18, à 0h30.

Bocardi admitiu que enfrentou consequências pelas mudanças: "Paguei muito caro por isso? Paguei. Mas ao mesmo tempo fui evoluindo no improviso, na opinião, em ficar muito tempo exposto no ar. Foi aí que eu comecei sentir prazer."

Essa transformação também o levou a repensar os rumos da carreira: "Eu pensei: Meu desejo é seguir por um outro caminho que me dê esse prazer, essa coisa da informalidade, da brincadeira".

Após a saída da Globo, Bocardi tem se dedicado ao projeto Boca TV, que recebe cerca de "400 a 500 vídeos por dia" de espectadores. "Vou investir para aumentar a vazão disso. Vou ter um Boca TV com o DDD de cada cidade. Nós vamos criar um mutirão para a resolução de problemas e ajudar o poder público no Brasil inteiro", afirmou.

Relembre a demissão de Bocardi da Rede Globo

Em 2025, Rodrigo Bocardi foi demitido da Rede Globo após ser alvo de um processo de compliance. A demissão foi formalizada em 30 de janeiro.

Em nota, a emissora informou: "Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance".

De acordo com a Folha de S.Paulo, a Globo teria descoberto que o jornalista prestava consultoria e media training para empresas e políticos, cobrando R$ 55 mil por hora.