Variedades

Você Bem Melhor traz mais uma condição clínica rara e de difícil diagnóstico

Samantha Nobre conta seu relato e cirurgião de cabeça e pescoço analisa o caso

Vera Jardim 15/01/2026
Você Bem Melhor traz mais uma condição clínica rara e de difícil diagnóstico
- Foto: Gabriela Souza / TV Aparecida

No sábado (17/1), às 16h, Dr. Rodrigo Gurgel recebe mais um caso clínico para ser avaliado por especialista no Você Bem Melhor, da TV Aparecida. Nesta edição, participam a psicóloga hospitalar Samantha Nobre e o Dr. Celso Muller Bandeira, cirurgião de cabeça e pescoço.

Na produção, Samantha conta que começou a enfrentar um problema de saúde ainda na infância. Aos quatro anos, sentia dor intensa no pescoço, acompanhada de inchaço, o que levou seus pais a procurarem atendimento médico. Sem diagnóstico na cidade onde morava, ela foi encaminhada à Unicamp, onde ficou internada por 30 dias, passou por diversos exames e recebeu alta sem uma conclusão definitiva.

E após um ano e meio de acompanhamento, o caso de Samantha foi encerrado sem novas manifestações. O quadro só voltou a se repetir em março de 2024, com os mesmos sintomas. Samantha retornou à Unicamp e, após internação e exames, os médicos levantaram suspeita de câncer, mas logo foi descartada. Uma punção indicou uma bactéria incomum, e o diagnóstico inicial foi de abscesso, tratado com drenagem.

Em outubro de 2024, os sintomas reapareceram de forma mais intensa, com inchaço, vermelhidão e dor ao engolir. Durante uma nova internação de Samantha, a lesão rompeu e drenou espontaneamente. Após receber alta, Samantha foi informada de que precisaria passar por outra cirurgia. Em busca de respostas, ela procurou o chefe do setor da Unicamp. Ao analisar os exames anteriores, o especialista finalmente identificou o problema como uma condição raríssima e de difícil diagnóstico, encerrando anos de incertezas.

Você Bem Melhor, sábado, às 16h