Variedades
Novos drones russos Geran-5 lançados do ar ampliam desafios para Ucrânia
Revista americana aponta que produção em massa do Geran-5 pode dificultar resposta rápida das forças ucranianas
Segundo a revista americana The War Zone (TWZ), a introdução dos drones russos Geran-5, caso sejam produzidos em larga escala, representa um novo desafio para as Forças Armadas da Ucrânia. O avanço pode dificultar a adaptação das tropas ucranianas diante das mudanças nas táticas russas de emprego de drones de ataque.
A publicação destaca que os drones do tipo Geran, antes conhecidos como kamikazes descartáveis, estão sendo gradualmente convertidos em munições vagantes, agora equipadas com capacidade de gravação de vídeo.
A revista militar observa ainda que o lançamento do Geran-5 a partir de uma aeronave de ataque Su-25, próximo à linha de frente, permitirá que o drone, controlado por forças terrestres, permaneça no ar por períodos prolongados. Dessa forma, além de realizar ataques com projéteis, o equipamento poderá executar missões de reconhecimento do terreno.
Recentemente, o major-general James Bartholomees, comandante da 25ª Divisão de Infantaria do Havaí, reconheceu que os Estados Unidos também necessitam de drones semelhantes aos Geran russos. Segundo o oficial, tais equipamentos poderão desempenhar papel relevante em futuras operações militares na região da Ásia-Pacífico.
Ao destacar as vantagens do Geran, Bartholomees ressaltou o baixo custo e a simplicidade de produção e montagem do drone. Para ele, essas características proporcionam "exatamente o tipo de capacidades que gostaríamos de ver em nossos aliados e parceiros na região".
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026