Variedades
Entorno estratégico: parte III – recursos naturais
Recursos minerais do subsolo brasileiro e latino-americano atraem interesse internacional e desafiam a soberania nacional.
No terceiro episódio da série especial sobre o entorno estratégico, analisamos como os recursos minerais se tornam alvos de interesse por parte de potências estrangeiras.
Quais são os principais ativos do subsolo brasileiro e latino-americano? Que estratégias o país deve adotar para aproveitar melhor esses recursos, ao mesmo tempo em que protege sua soberania?
Para debater o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Bruno Mattos, professor de geografia da rede municipal de Angra dos Reis, pós-graduado em dinâmicas urbano-ambientais e gestão do território e mestre em geografia pela UERJ; e Thiago Rodrigues, professor de relações internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor do livro "Drogas e capitalismo: uma crítica marxista".
O episódio já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card