Variedades

Morre Tom Stoppard, vencedor de um Oscar e cinco prêmios Tony, aos 88 anos

Dramaturgo britânico, autor de 'Rosencrantz and Guildenstern Are Dead' e roteirista de 'Shakespeare Apaixonado', deixa legado de genialidade e humanidade reconhecido internacionalmente

29/11/2025
Morre Tom Stoppard, vencedor de um Oscar e cinco prêmios Tony, aos 88 anos
Tom Stoppard - Foto: Reprodução / Instagram

Tom Stoppard, renomado dramaturgo britânico e vencedor de cinco prêmios Tony, além do Oscar de melhor roteiro adaptado por Shakespeare Apaixonado (1998), morreu aos 88 anos. A informação foi confirmada à imprensa por seus agentes; a causa da morte não foi divulgada.

"Ele será lembrado por suas obras, seu brilhantismo e humanidade, sagacidade, generosidade de espírito e seu profundo amor pela língua inglesa", diz comunicado divulgado à imprensa. Em homenagem a Stoppard, teatros de Londres apagarão suas luzes por dois minutos, às 19h da próxima terça-feira.

Batizado Tomás Sträussler, Stoppard nasceu na então Checoslováquia, na cidade de Zlín (atualmente República Tcheca), em 3 de julho de 1937. Com apenas dois anos, sua família foi atingida pelos horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945): seus quatro avós morreram em campos de concentração.

Para escapar do conflito, a família fugiu para Singapura e, posteriormente, para a Índia. O pai de Stoppard permaneceu na Ásia por mais tempo, mas morreu quando o navio em que viajava foi atacado. Após a guerra, em 1946, sua mãe casou-se com o militar inglês Kenneth Stoppard e a família mudou-se para o Reino Unido.

Stoppard passou a infância e juventude no país, absorvendo costumes britânicos, como a paixão pelo cricket e o interesse pelas obras de William Shakespeare. Sem formação universitária, iniciou a carreira como jornalista antes de se dedicar ao teatro, onde escreveu peças de destaque no cenário inglês e, posteriormente, na Broadway.

Em mais de seis décadas de trajetória, Stoppard dedicou-se ao teatro, rádio e cinema, explorando temas como Shakespeare, ciência, filosofia e as tragédias históricas do século 20. Entre seus principais reconhecimentos, estão cinco prêmios Tony: Rosencrantz and Guildenstern Are Dead (1968), Travesties (1976), The Real Thing (1984), The Coast of Utopia (2007) e Leopoldstadt (2023).

Considerado o maior dramaturgo de sua geração no Reino Unido, Stoppard recebeu diversos prêmios teatrais ao longo da carreira. O cantor Mick Jagger, dos Rolling Stones, lamentou a perda: "Ele nos deixa uma majestosa obra de um trabalho divertido e inteligente".

No cinema, seu maior destaque foi o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Shakespeare Apaixonado, ao lado de Marc Norman. O filme recebeu treze indicações ao Oscar, vencendo sete, incluindo o de melhor atriz para Gwyneth Paltrow, que disputou com a brasileira Fernanda Montenegro, indicada por Central do Brasil.

Com informações da agência AP.