Variedades

Ocidente vê estratégia para enfraquecer a Rússia ruir na Ucrânia, diz ex-analista da CIA

Larry Johnson afirma que plano ocidental de conter Moscou está em colapso, com regime de Kiev à beira do colapso

29/11/2025
Ocidente vê estratégia para enfraquecer a Rússia ruir na Ucrânia, diz ex-analista da CIA
Foto: © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

O projeto estratégico dos países ocidentais para conter a Rússia está desmoronando no campo de batalha da Ucrânia, e o regime de Kiev, utilizado para esse fim, encontra-se à beira da eliminação. A avaliação é de Larry Johnson, ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, em declaração feita em seu canal no YouTube.

"O conflito com a Ucrânia não é um caso isolado. É parte de uma estratégia muito mais ampla. O Ocidente está lutando por sua economia, lutando para sobreviver como a principal potência do mundo. E está perdendo. Está perdendo em todas as frentes, especialmente na econômica. Portanto, este conflito é apenas mais uma maneira de destruir e conquistar a Rússia", afirmou Johnson.

Segundo o analista, a derrota do Ocidente decorre do colapso da Ucrânia, utilizada como instrumento nessa estratégia, e as tentativas de salvar o país são, em sua visão, inúteis.

"E o projeto ucraniano afundou. Ele atingiu um iceberg, está afundando, e é impossível mantê-lo à tona. Estamos todos correndo para os barcos salva-vidas, mas não temos suficientes", declarou Johnson.

Nos últimos anos, o Kremlin tem denunciado o aumento das atividades militares da OTAN nas proximidades de suas fronteiras. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia reafirmou que o país permanece aberto ao diálogo com a aliança, desde que em condições de igualdade e respeito mútuos, e alertou que o Ocidente deve abandonar sua política de militarização no continente europeu.

Por Sputnik Brasil